UFC

Após troca de categoria, ‘Borrachinha’ encara Vettori de olho em seu futuro no UFC

O mistério em torno do ‘main event’ do UFC Vegas 41, show que acontece neste sábado (23), em Las Vegas (EUA), foi solucionado, logo a atração permaneceu com sua luta principal original. Depois de divergências em relação ao peso para a realização do combate, Paulo Costa e Marvin Vettori concordaram em se enfrentar pelos meio-pesados (93 kg). Apesar da intensa movimentação nos bastidores, a expectativa de parte da comunidade do MMA é de um duelo intenso entre seus protagonistas, clima hostil e drama no octógono.

Apesar da luta acontecer pelos meio-pesados, ‘Borrachinha’ e Vettori deixaram claro que vão seguir no peso-médio (84 kg), divisão na qual ambos integram o top-5. Como os atletas foram derrotados pelo campeão Israel Adesanya, um novo revés deve afastar o sonho de disputar o título da categoria pela segunda vez. Para o brasileiro, o quadro é mais complexo.

Originalmente, o embate entre ‘Borrachinha’ e Vettori aconteceria no peso-médio (84 kg), porém a organização identificou que o brasileiro estava com dificuldade para atingir a marca e propôs a realização de uma luta em peso-casado. Inicialmente, as partes envolvidas no processo divergiram, mas toparam o encontro com 88,4 kg, posteriormente com 89,8 kg e, na véspera da pesagem, entraram em acordo para que a disputa fosse realizada nos meio-pesados (93 kg). Além disso, o mineiro revelou que possui mais dois duelos em seu contrato com o UFC, ou seja, este e o próximo. Apesar de expressar o interesse na renovação de seu vínculo, o atleta não vive seu melhor momento na companhia.

Após ser derrotado por Israel Adesanya, em setembro de 2020, ‘Borrachinha’ decidiu se afastar. É bem verdade que o brasileiro aceitou enfrentar Robert Whittaker, em abril, mas saiu do combate por conta de um problema de saúde. Na sequência, a imprensa especializada especulou que o mineiro lutaria contra Jared Cannonier, mas o mesmo informou que nunca assinou o contrato para a realização do duelo, porque não chegou a um acordo com o UFC. Segundo o atleta, a companhia não aceitou o valor proposto por ele e sua equipe. Para voltar a ter uma relação sadia com a maior empresa de MMA do mundo, o profissional terá que passar por Vettori, um adversário complicado e que também possui experiência no octógono.

O duelo em si é o clássico confronto de estilos entre striker e grappler. De um lado, ‘Borrachinha’, apesar de ser faixa-preta de jiu-jitsu, aposta na trocação, baseada no poder e volume de golpes, enquanto Vettori se vira bem em pé, porém é conhecido por sua qualidade na luta agarrada, já que costuma quedar os adversários e dominá-los no solo. Como os atletas são naturalmente fortes para o padrão dos médios e o embate vai acontecer nos meio-pesados, a tendência é que o poder da dupla aumente, logo a expectativa de parte da comunidade do MMA é de que o encontro termine pela via rápida. Outro ponto que torna a peleja imperdível é a animosidade que se criou após a polêmica envolvendo o peso do brasileiro. O mineiro garantiu que voltará a ser agressivo e cravou que vai nocautear no primeiro ou no segundo round. Já ‘The Italian Dream’ também mostrou confiança ao afirmar que é melhor que o rival em todas as áreas e prometeu castigá-lo.

Além de ‘Borrachinha’, outros seis atletas vão representar o Brasil no UFC Vegas 41. Ainda no card principal, Francisco ‘Massaranduba’ fará sua segunda aparição nos meio-médios (77 kg) diante de Dwight Grant. Na porção preliminar do show, Gregory ‘Robocop’ mede forças com Jun Yong Park pelo peso-médio, Tabatha Ricci e Maria de Oliveira Neta se enfrentam pelo peso-palha (52 kg), Daniel Miojo encara Jeff Molina pelo peso-mosca (57 kg) e ‘Livinha’ Souza atua contra Randa Markos também pelo peso-palha.

Confira abaixo o card completo do UFC Vegas 41:

Paulo ‘Borrachinha’ vs Marvin Vettori
Grant Dawson vs Rick Glenn
Jessica-Rose Clark vs Joselyne Edwards
Alex Caceres vs Seung Woo Choi
Dwight Grant vs Francisco ‘Massaranduba’
Nicolae Negumereanu vs Ike Villanueva
Jun Yong Park vs Gregory ‘Robocop’
David Onama vs Mason Jones
Tabatha Ricci vs Maria de Oliveira Neta
Jamie Pickett vs Laureano Staropoli
Khama Worthy vs Jai Herbert
Jeff Molina vs Daniel ‘Miojo’
‘Livinha’ Souza vs Randa Markos
Jonathan Martinez vs Zviad Lazishvili

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024