UFC

Apesar da insistência de Dana, Khabib revela que nunca pensou em voltar a lutar

O mistério em relação ao futuro de Khabib Nurmagomedov, enfim, foi solucionado. Na última sexta-feira (19), Dana White anunciou que o russo, de fato, se aposentou do MMA. Presente no UFC Vegas 22, evento que aconteceu no sábado (20), em Las Vegas (EUA), o ex-campeão do peso-leve (70 kg) da organização informou que, apesar da insistência do cartola, sua decisão sempre foi clara.

Em entrevista à ‘ESPN’ americana após o UFC Vegas 22, Khabib revelou que nunca mudou de ideia quanto a uma possível volta ao MMA. O russo anunciou sua aposentadoria em outubro de 2020, após finalizar Justin Gaethje na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EUA), e explicou que tomou a decisão, porque era impossível atuar sem a presença de seu pai e mentor, Abdulmanap Nurmagomedov, que faleceu devido a COVID-19, e pela promessa que fez à própria mãe.

Mesmo assim, Dana tentou convencer ‘The Eagle’, mais de uma vez, a voltar ao MMA. Inclusive, o líder da organização chegou a oferecer ao russo uma superluta contra Georges St-Pierre, mesmo aposentado. Vale lembrar que, de acordo com o ex-campeão do peso-leve, o encontro com o canadense sempre foi o combate dos seus sonhos e o que seu pai pediu para ele disputar em sua despedida do esporte. No entanto, Khabib seguiu fiel aos seus princípios e não voltou atrás em sua decisão de priorizar a família.

“Nunca pensei em voltar, mas Dana declarou isso de forma oficial. Eu me aposentei meses atrás. Conversei com Dana algumas vezes. Há dois dias, nos encontramos e conversamos como dois homens de verdade. Tivemos uma conversa muito boa, um bom jantar. Eu realmente o aprecio. Tudo que ele fez, não só por mim, mas pelo esporte. O UFC é uma grande plataforma. Muitos ganham dinheiro por causa do UFC. É por isso que quero agradecer a todos. Lorenzo Fertitta, Dana, Joe Silva, Sean Shelby. Obrigado, pessoal. É muito difícil dizer não quando você tem poder, dinheiro, é o melhor do mundo, é famoso”, declarou Khabib, antes de continuar.

“Talvez, as pessoas talvez nunca me entendam, mas espero que apoiem minha decisão. Todos têm seus pontos de vista. Eu tenho a relação com minha mãe. Sinto que tenho que parar, porque em cada luta, em cada camp, fico distante. Entrei no esporte para mostrar quem sou, me tornar o melhor. Fui campeão, o peso-por-peso número um, defendi meu título três vezes, ganhei a maior luta da história do UFC. O que mais tenho que fazer? Não preciso de lutas de dinheiro. Estou muito feliz com a minha jornada. Não tenho nada a provar. Quando conversei com Dana, ele disse que vai me apoiar de qualquer maneira e estou feliz com isso”, concluiu.

Khabib Nurmagomedov, de 32 anos, é um dos lutadores mais dominantes da história do MMA. O russo se aposentou do esporte de forma invicta, somando 29 vitórias. Os triunfos de maior destaque do campeão do peso-leve do UFC foram diante de Conor McGregor, Justin Gaethje, Dustin Poirier, Rafael dos Anjos, Edson Barboza e Gleison ‘Tibau’. Atualmente, o russo se transformou em homem de negócios e virou presidente do EFC (Eagle Fighting Championship), sua própria organização da modalidade.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024