Siga-nos
Rigel Salazar/PxImages

UFC

Antigo rival, Faber expressa admiração por Aldo: “Seremos amigos até ficarmos velhos”

O MMA é um esporte de combate que apresenta rivalidades intensas entre os atletas, mas também há espaço para a amizade envolvendo os profissionais. Uma das relações mais bonitas da modalidade tem como protagonistas os veteranos José Aldo e Urijah Faber. A dupla se enfrentou em 2010, pelo extinto WEC, e, desde então, se aproximou para valer.

Ao participar do programa ‘The MMA Hour’, ‘The California Kid’ abriu o coração e mostrou todo carinho que possui por Aldo, seu amigo e carrasco de outrora. A curiosidade é que, no início, a relação entre eles não era tão amistosa. Quando se enfrentaram, o brasileiro puniu Faber na base dos chutes baixos. O duelo ganhou ainda mais popularidade, após o americano postar registros de sua perna completamente roxa devido aos golpes do ‘Rei do Rio’.

Sendo assim, as academias ‘Nova União’ e ‘Team Alpha Male’, referências nas categorias mais leves, se tornaram rivais pelos constantes encontros envolvendo seus representantes no MMA. Contudo, Faber revelou que a competição acirrada entre os times não prejudicava a boa convivência dos atletas. Tanto que o americano passou a admirar Aldo como profissional e como pessoa. Como a amizade dura até hoje, ‘The California Kid’ segue na torcida pelo brasileiro, que permanece atuando em alto nível e diante de lutadores jovens.

“Eu amo Aldo. Sempre disse que Aldo é um dos melhores lutadores peso-por-peso do planeta, com toda certeza. O domínio que teve, ele se comporta como um campeão. A maneira como ele vive sua vida, como está constantemente melhorando. Sempre tivemos respeito mútuo. Achei uma foto de 11 anos atrás, depois que lutamos. Estávamos jantando em Las Vegas e Jones começando. Não tenho nada além de respeito por ele. Acho que ele não me abraçou, porque se sentiu mal pela minha perna”, declarou o veterano, antes de completar.

“Me lembro da primeira vez que conheci Aldo, na estreia dele no WEC. Ele foi até meu quarto no hotel, se apresentou, me deu um grande abraço e perguntou se podíamos tirar uma foto juntos. Me lembro de quando eu era mais jovem, quando tirava fotos com os caras que eu admirava. Isso serve como motivação. Sabia que, provavelmente, a foto estaria como um alvo na parede. Esse é o mundo em que vivemos, o mais próximo da natureza. Adoro isso no esporte. Aldo é ótimo e seremos amigos até ficarmos velhos”, concluiu.

José Aldo, de 34 anos, é um veterano do MMA, considerado por parte da imprensa e dos fãs como um dos principais lutadores da historia do esporte. O brasileiro estreou pelo UFC em 2011, disputou 18 lutas, venceu 12 e perdeu seis vezes. Atualmente, o atleta se encontra em quinto lugar no ranking do peso-galo. Seus triunfos de maior destaque na modalidade foram diante de Chad Mendes (duas vezes), Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Pedro Munhoz, Urijah Faber e ‘Zumbi Coreano’.

No MMA profissional desde 2003, Urijah Faber é um ícone das categorias mais leves do esporte e soma 35 vitórias e 11 derrotas em seu cartel. O americano disputou o título linear do peso-galo (61 kg) do UFC em três oportunidades, chegou a se aposentar em 2016 e passou a integrar o Hall da Fama da organização. O veterano retornou à ativa em 2019, nocauteou Ricky Simon e, posteriormente, foi nocauteado por Petr Yan.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC