Sem lutar desde outubro, Paulo Costa volta à ação neste sábado (20) no UFC 278, evento que acontece em Utah (EUA). No show, ‘Borrachinha’ encara Luke Rockhold, em importante combate válido pela divisão dos pesos-médios (84 kg) da companhia. Mas, apesar do duelo entre os atletas ser um dos mais aguardados da atração por parte dos fãs, Anthony Smith não vê equilíbrio nele e sim o favoritismo claro do ex-campeão da categoria.
Em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘James Lynch’, o representante da categoria dos meio-pesados (93 kg), e que também atua como comentarista, crava que Rockhold vence ‘Borrachinha’ de forma fácil. Smith vai além e ressalta que é praticamente impossível o brasileiro superar o ex-campeão do peso-médio do UFC, mesmo sendo um atleta poderoso e dono de um estilo de luta violento.
A opinião de ‘Lionheart’ é um tanto quanto curiosa, já que o veterano volta ao MMA depois de ficar afastado por três anos. Mesmo assim, Smith ignora a falta de ritmo de luta de Rockhold, sua má fase no esporte e os recentes nocautes sofridos. Além disso, o americano não se mostra convencido sobre a real capacidade de ‘Borrachinha’, que vem de duas derrotas seguidas.
“Acho que Rockhold é absolutamente o melhor lutador, mas eu disse isso sobre os últimos dois caras que ele lutou. O problema de Rockhold não é que ele não seja bom o suficiente para estar no topo da divisão, porque ele é. O mesmo vale para os médios e meio-pesados. Ele é muito bom. O problema dele sempre foi a defesa e a saída dos ataques com o queixo para cima. Espero que ele tenha consertado isso, porque, se tiver, pode evitar um golpe poderoso. Não vejo onde Paulo ganha essa luta. Não vejo como. Rockhold é muito bom em pé. Ouvi histórias de horror sobre o grappling de Rockhold. Esse cara é muito bom pelo que ouvi. Se ele puder evitar levar um golpe limpo de Paulo, honestamente, por mais bobo que pareça, pode fazer parecer fácil”, declarou o ex-desafiante ao título do UFC.
Paulo Costa, de 31 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. O atleta, dono de um estilo de luta empolgante, ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico enorme para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro realizou sete combates, venceu cinco deles, disputou o título da categoria e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Uriah Hall e Yoel Romero.
Luke Rockhold, de 37 anos, foi campeão do peso-médio do Strikeforce e do UFC. O americano iniciou sua trajetória no MMA em 2007 e, em 2019, anunciou uma pausa. Veterano do esporte, o atleta possui um cartel composto por 21 lutas, 16 vitórias, sendo 14 pela via rápida, e cinco derrotas, todas por nocaute. Seus triunfos mais importantes foram sobre Chris Weidman, Lyoto Machida, Michael Bisping, Ronaldo ‘Jacaré’ e Tim Kennedy.