Conhecido por ser um tanto quanto intransigente no UFC, Dana White revelou que, recentemente, mudou de ideia em conversa com Sean Shelby, matchmaker do UFC, a respeito de uma das lutas mais aguardadas de 2022. Se o combate entre Petr Yan e Sean O’Malley, válido pela edição de número 280, marcada para o dia 22 de outubro, em Abu Dhabi (EAU), surpreendeu e agradou parte da comunidade do MMA, não contou com a aprovação inicial do cartola.
Dana informou que ficou surpreso e estranhou quando Sean Shelby surgiu com a ideia de casar a luta Yan vs O’Malley. O cartola foi além e relatou que chegou a recusar tal casamento sem pensar duas vezes. E a postura do líder da empresa faz sentido, pois o russo é ex-campeão do peso-galo (61 kg), está na primeira posição no ranking da categoria e é um dos lutadores mais temidos dela, enquanto ‘Sugar’ é uma promessa do MMA e se encontra em 13º lugar na divisão.
No entanto, Dana confessou que ao ver Shelby defendendo a realização da luta Yan vs O’Malley com tanta paixão, cedeu e acabou convencido pelo mesmo a anunciar o importante embate no peso-galo. Vale pontuar que os atletas são rivais e constantemente se provocam. Como parte dos tops da categoria tinha combate marcado e ‘No Mercy’ e ‘Sugar’ não, o duelo foi possível, apesar da distância entre os lutadores no ranking da divisão. Agora, o cartola, que era contra o encontro do ex-campeão do UFC com a promessa do MMA, admitiu que errou em seu julgamento.
“Estávamos fazendo o matchmaking e Sean Shelby realmente veio com essa luta. Sean Shelby queria essa luta e eu disse, ‘Você está fora de si? Você não faz essa luta agora’. Ele me explicou o motivo de fazer isso e O’Malley está pronto. Você sabe, O’Malley está prestes a completar 28 anos em outubro, em seu auge absoluto agora, bate como um caminhão. Ele acabou me vendendo. E mais importante, os caras queriam. E, ainda mais importante do que isso, quando anunciamos, todos ficaram loucos e adoraram. E, ainda mais importante do que isso, deve ser uma luta muito boa”, declarou o cartola, na coletiva de imprensa pós-evento do ‘Contender Series’, realizado na última terça-feira (26).
Petr Yan, de 29 anos, é um dos grandes nomes do peso-galo do UFC. O russo estreou na companhia em 2018 e foi campeão interino e linear da categoria. Pela maior organização de MMA do mundo, ‘No Mercy’ disputou dez lutas, venceu oito e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Cory Sandhagen, Jimmie Rivera, John Dodson, José Aldo e Urijah Faber. Atualmente, o atleta é o primeiro colocado no ranking da divisão, abaixo apenas de Aljamain Sterling, seu carrasco e detentor do título.
Sean O’Malley, de 27 anos, é uma das principais promessas do UFC. O americano foi revelado no programa ‘Contender Series’, em 2017, e disputou nove lutas pela maior organização de MMA do mundo. Nela, ‘Sugar’ possui sete vitórias, sendo cinco por nocaute, seis bônus, uma derrota e um ‘no contest’ (luta sem resultado). Atualmente, o atleta é o 13º colocado no ranking do peso-galo da companhia. Seus principais triunfos foram sobre Eddie Wineland, Raulian Paiva e Thomas Almeida.