Neste sábado (10), em Las Vegas (EUA), Magomed Ankalaev disputa a luta mais importante de sua carreira e pode mudar de patamar no MMA. O russo lidera o UFC 282 junto de Jan Blachowicz e quem vencer o duelo vai conquistar o cinturão vago dos meio-pesados (93 kg). Contudo, o atleta não provoca o atual adversário, e sim Glover Teixeira.
De acordo com Ankalaev, o brasileiro se encontra fora do show, porque está com medo. Originalmente, Glover faria a luta principal do UFC 282 com Jiri Prochazka, em revanche imediata que seria válida pelo título da divisão, mas, o tcheco sofreu uma grave lesão no ombro, saiu do evento e decidiu abdicar do cinturão. Logo, para permanecer na atração, o mineiro sugeriu ao Ultimate escalar Blachowicz como seu novo oponente, pois já se enfrentaram. Em 2021, Teixeira finalizou o polonês no segundo round e se tornou campeão da categoria. Contudo, segundo o veterano, a companhia não aprovou sua ideia e lhe deu como opção encarar o russo.
Como Prochazka e Magomed possuem estilos de luta diferentes, Glover pediu para tal embate acontecer em janeiro, na visita da organização ao Brasil, pois assim teria um melhor tempo de preparação para enfrentar o temido atleta. Novamente, o veterano não teve seu desejo atendido pela companhia e, com isso, o UFC anunciou o duelo Blachowicz vs Ankalaev sendo válido pelo cinturão vago dos meio-pesados. Ao tomar conhecimento das condições impostas por Teixeira, o representante do Daguestão provocou e se classificou como um dos piores oponentes para o brasileiro lidar por ser 13 anos mais jovem e estar no auge físico e técnico, com nove vitórias seguidas.
“Não sei o motivo para Glover não aceitar a luta. Mas, se eu fosse ele, não sei, talvez não aceitasse essa luta também. Estou no meu auge, só estou subindo, sou perigoso. Ele não quer ter problemas. Glover está com medo, na verdade. Acredito que ele esteja com medo, então é por isso que ele não aceitou a luta”, declarou o lutador em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘The Schmo’.
Magomed Ankalaev, de 30 anos, é um dos meio-pesados mais temidos da atualidade. No UFC, o russo tem nove vitórias seguidas e se encontra na quarta posição no ranking da categoria. No MMA desde 2014, o atleta possui um cartel composto por 18 triunfos, sendo dez por nocaute, e uma derrota. Seus resultados mais expressivos foram diante de Anthony Smith, Nikita Krylov, Thiago ‘Marreta’ e Volkan Oezdemir.