UFC

Analista aponta chave para vitória de Jack Della Maddalena sobre Islam Makhachev

Com o aguardado duelo entre Jack Della Maddalena e Islam Makhachev marcado para o UFC 322, no dia 15 de novembro, no Madison Square Garden, em Nova York (EUA), as análises sobre o confronto começam a esquentar o cenário do MMA. Para Din Thomas, treinador e analista, a chave para o australiano manter o cinturão dos meio-médios (77 kg) pode estar no trabalho ao lado do renomado faixa-preta de jiu-jitsu Craig Jones.

Della Maddalena conquistou o título ao superar Belal Muhammad no UFC 315 e agora se prepara para encarar o ex-campeão peso-leve (70 kg), que sobe de categoria em busca de um segundo título. Assim como fez com Alexander Volkanovski em preparação para o duelo contra Islam no UFC 284, Jones tem auxiliado o novo campeão dos meio-médios na construção de um jogo de solo capaz de neutralizar o estilo dominante do russo — conhecido por sua pressão no grappling.

Acredito que Craig Jones é a resposta para essa luta. A forma como ele adapta o jiujitsu para o MMA… é isso. A resposta está na abordagem dele, mesclando um estilo que esses caras não estão acostumados. Vimos isso quando Volkanovski enfrentou o Islam, e também quando Jack lutou contra Belal. Agora, com mais tempo ao lado dele, dá para trabalhar nuances grips diferentes, ângulos distintos, posições variadas”, avaliou Thomas em entrevista ao ‘MMA Junkie’.

Na visão do analista, caso Makhachev não consiga impor seu jogo de chão, o cenário da luta pode mudar drasticamente. Segundo ele, a precisão em pé de ‘JDM’ será um diferencial nos rounds finais.

“Acho que o Jack será muito difícil de derrubar e, mais ainda, de manter no chão. Pode até ser colocado para baixo, mas vai levantar. Em pé, ele é extremamente preciso. Vejo possibilidade de ele perder os dois primeiros rounds, mas virar o jogo e causar estragos nos assaltos finais. Se o Islam não conseguir manter as quedas, e começar a tentar entradas de longe no terceiro round, pode acabar nocauteado. Trocar em pé com Jack, sem o elemento do wrestling, é muito arriscado para ele”, completou.

Mais tempo

Em entrevista recente ao ‘Submission Radio’, o treinador principal de Della Maddalena, Ben Vickers, revelou que, ao contrário do camp anterior, Craig Jones terá um envolvimento mais longo nesta preparação. Na luta contra Belal Muhammad, o especialista em jiu-jitsu trabalhou com Jack por apenas algumas semanas. Desta vez, ele passará meses com o campeão, o que pode elevar ainda mais o nível do seu jogo de solo diante de um dos grapplers mais temidos do UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025