UFC
Amanda Ribas sucumbe contra ex-campeã e perde chance de mudar de patamar no UFC
-
por
Gaspar Bruno
Primeira luta principal no Ultimate da carreira. Adversária ex-campeã mundial. Protagonismo inédito. O UFC Vegas 89 deste sábado (23) tinha todos os ingredientes necessários para representar um ‘divisor de águas’ na carreira de Amanda Ribas. Mas, diante do principal desafio encarado até então, a brasileira sucumbiu. Apesar de travar uma batalha de cinco rounds equilibrada com Rose Namajunas, a atleta mineira foi superada via decisão unânime e viu sua chance de mudar de patamar na organização se esvair.
O resultado negativo também afasta Amanda de eventuais disputas de cinturão a curto prazo. Apesar de figurar no top 10 dos palhas (52 kg) e moscas (57 kg), a brasileira ainda não conseguiu enfileirar triunfos impactantes que a alçassem ao pelotão de elite do MMA feminino.
A luta
Mais móvel no início da luta, Namajunas apostava na velocidade para invadir o espaço de Amanda e atacar. Postada no centro do octógono, a brasileira, por sua vez, desferia golpes singulares. Judoca, Ribas conseguiu aplicar a primeira queda do confronto, mas viu Rose rapidamente se reerguer. Novamente de pé, a americana balançou a mineira com um cruzado. No berimbolo, ‘Thug’ conseguiu levar a melhor e cair por cima.
Na segunda etapa, Amanda conseguiu conectar um belo chute rodado na região abdominal de Namajunas. No boxe, porém, a americana era mais precisa em seus ataques. Mesmo levando a melhor em pé, Rose surpreendeu e buscou a queda, mas viu Ribas se levantar rapidamente. Atenta às transições, a brasileira tentou encaixar uma chave de joelho, mas a ex-campeã se defendeu bem.
Embalada pelo discurso do pai no intervalo, Amanda começou a terceira parcial tentando surpreender com chutes altos rodados. Em resposta, Rose conectou uma sequência de jab e direto limpos no rosto da brasileira. Encurtando a distância, a judoca conseguiu aplicar uma bela queda, mas viu a americana rapidamente se levantar. Insistente, Ribas emplacou nova queda e, desta vez, conteve Namajunas no solo. Por cima, a mineira castigou ‘Thug’ no ground and pound.
No quarto round, as atletas voltaram mais contidas, se estudando com uma movimentação intensa. Dominando o centro do octógono, Amanda aposta nos chutes baixos e contragolpes. Sentindo o momento, Namajunas encurtou e conseguiu colocar para baixo após vacilo de Ribas. Por baixo, a brasileira tentou um bote no triângulo, mas ‘Thug’ conseguiu retirar o pescoço e defender a investida.
Possivelmente atrás no placar, Amanda começou o quinto e último assalto indo com tudo para cima, enfileirando dois chutes na cintura de Rose. Com um boxe mais alinhado, a americana respondeu com um jab certeiro. Apostando nos chutes giratórios, Ribas conseguiu acertar Namajunas, mas a ex-campeã estava com a guarda alta e não se abalou.
Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 89 até então:
Rose Namajunas venceu Amanda Ribas por decisão unânime
Karl Williams venceu Justin Tafa por decisão unânime
Edmen Shahbazyan venceu AJ Dobson por nocaute técnico no primeiro round
Payton Talbott venceu Cameron Saaiman por nocaute técnico no segundo round
Youssef Zalal venceu Billy Quarantillo por finalização no segundo round
Fernando Padilla venceu Luis Pajuelo por finalização no primeiro round
Trey Ogden venceu Kurt Holobaugh por decisão unânime
Julian Erosa venceu Ricardo Carcacinha por finalização no primeiro round
Miles Johns venceu Cody Gibson por decisão unânime
Jarno Errens venceu Steven Nguyen por decisão unânime
Dariya Zheleznyakova venceu Montserrat Rendon por decisão unânime
André Mascote venceu Igor Severino via desqualificação do rival após mordida ilegal
Michael Parkin venceu Mohammed Usman por decisão unânime
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.