Uma das atletas mais populares do MMA, Amanda Ribas encontrou dificuldade em seu compromisso mais recente no UFC. No evento realizado neste sábado (24), na Flórida (EUA), a brasileira lutou contra Maycee Barber, em importante combate válido pelo peso-mosca (57 kg), e levou a pior. No octógono, a mineira iniciou bem o duelo, mas sofreu com o poder da americana e acabou nocauteada no segundo round.
Com a dura derrota, Amanda, nona colocada no ranking dos moscas (57 kg) do UFC, deve perder posições na tabela de classificação da categoria. Vale pontuar que a brasileira também se encontra ranqueada nos palhas (52 kg), no 11º lugar da divisão. Já Barber vive grande fase no MMA. Agora, a americana possui cinco vitórias seguidas e tem tudo para integrar o top-10 do peso.
Amanda Ribas, de 29 anos, é um dos maiores talentos do Brasil no MMA feminino. A atleta estreou no UFC em 2019, disputou nove lutas pela companhia, venceu seis e perdeu três vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Mackenzie Dern, Paige VanZant, Randa Markos, Virna Jandiroba e Viviane Araújo.
A luta
Amanda incomodou Barber com sua velocidade. Afiada na trocação, a brasileira acertou diretos na adversária e, no clinch, aplicou uma bela queda nela. Em pé, Barber acertou potentes golpes em Amanda e, no solo, enquanto se defendia dos botes da mesma em suas pernas, também a atacava no ground and pound. Por cima, a americana castigou Amanda.
No segundo round, o combate seguiu intenso. Na trocação, as atletas alternaram bons golpes. No clinch, Amanda quedou a americana, mas não a controlou no chão. Em pé, a brasileira abalou Barber. Contudo, a americana respondeu Amanda com socos e chutes em seguida. Ao perceber a adversária em desvantagem e em situação delicada no duelo, Barber foi para a cima e liquidou a fatura com ataques no solo.
‘Mosquitinho’ protagoniza batalha, mas perde 2ª luta seguida no UFC
Gabriel Souza vive um caso curioso no UFC. Ao mesmo tempo que ‘Mosquitinho’ disputa lutas empolgantes e mostra seu talento em ação, não consegue sair do octógono com o braço levantado. Depois de perder a estreia para Lerone Murphy, agora, o brasileiro levou a pior contra David Onama. Conhecidos no esporte por conta do estilo empolgante de atuar, os atletas foram com tudo para o ataque. Mais rápido, ‘Mosquitinho’ levou perigo ao adversário na trocação diversas vezes. No solo, o brasileiro também mostrou sua qualidade e quase finalizou o adversário.
Apesar de estar abalado e em desvantagem por conta dos golpes de Gabriel, Onama não se desesperou e se defendeu dos botes do mesmo no chão. Em pé, após se recuperar do sufoco no octógono, David assustou o brasileiro com seus potentes ataques. No começo do segundo round, ‘Mosquitinho’ atacou Onana com tudo novamente. Nas costas do oponente, Gabriel perdeu a posição e ficou em situação complicada. Por cima, Onana castigou o brasileiro com uma sequência de cotoveladas. Na trocação, David se aproveitou do cansaço do rival, acertou bons golpes nele e esbanjou poder. Confiante, o atleta foi feliz ao aplicar uma sequência no brasileiro e o nocauteou.
Resultados do UFC Jacksonville:
Maycee Barber nocauteou Amanda Ribas no 2º round;
Austen Lane vs Justin Tafa foi declarado ‘no contest’ (sem resultado) devido a uma dedada acidental no olho no 1º round;
David Onama nocauteou Gabriel ‘Mosquitinho’ no 2º round;
Brendan Allen finalizou Bruno ‘Blindado’ no 1º round;
Neil Magny venceu Philip Rowe por decisão dividida;
Randy Brown venceu Wellington Turman por decisão unânime;
Mateusz Rebecki nocauteou Loik Radzhabov no 2º round;
Tabatha Ricci venceu Gillian Robertson por decisão unânime;
Joshua Van venceu Zhalgas Zhumagulov por decisão dividida;
Jose Mariscal venceu Trevor Peek por decisão unânime;
Jack Jenkins venceu Jamall Emmers por decisão dividida;
Sedriques Dumas venceu Cody Brundage por decisão unânime.