Siga-nos

UFC

Amanda Ribas sobe de categoria e encara líder do ranking de olho no cinturão

Promessa do MMA nacional, Amanda Ribas se destaca no UFC por conta de suas atuações no peso-palha (52 kg), mas, neste sábado (14), possui um compromisso diferente e importante. Na edição ‘Vegas 54’, a atleta sobe para o peso-mosca (57 kg) e vai medir forças com Katlyn Chookagian, primeira colocada no ranking da categoria. Dessa forma, um triunfo da mineira sobre a veterana a aproxima de disputar o título da divisão.

E o duelo em questão foi casado de forma inusitada. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Amanda revelou que seu objetivo era permanecer no peso-palha, mas, como Michelle Waterson, sua adversária original, se lesionou e encontrou dificuldade para achar novas oponentes, decidiu subir de categoria para voltar a atuar. Vale pontuar que a última vez que a brasileira subiu ao octógono foi em outubro. Curiosamente, em seu retorno aos moscas, a atleta, mesmo sem estar ranqueada na divisão, encara Chookagian, um dos maiores nomes da história dela. Inclusive, a mineira revelou que a americana não criou problema para aceitar o embate.

‘Blonde Fighter’ busca defender sua posição como número um no ranking do peso-mosca, abaixo apenas da campeã Valentina Shevchenko, e está motivada, já que está de contrato renovado com o UFC. Além disso, a americana tem clara vantagem física, pois é mais alta e é uma atleta natural da categoria, enquanto Amanda precisa fazer uma preparação adequada para se fortalecer e atuar na divisão. No entanto, se engana quem pensa que a brasileira teme a oponente.

Pelo contrário, a lutadora admite que, no início, deve ter dificuldade para se aproximar da adversária, mas garante que vai avançar em busca de nocautear ou finalizar o combate. Por outro lado, Chookagian, que possui dez vitórias em 14 lutas pela companhia, mas nenhuma por via rápida, deixa claro que sua intenção é pontuar no octógono e prolongar o duelo para vencer por decisão, na base do condicionamento físico e volume de golpes.

Apesar de reconhecer a dificuldade que é enfrentar uma lutadora com as características de Chookagian, Amanda abraça o desafio e não esconde a empolgação, porque mostra ter conhecimento da importância que é ter uma atleta de alto nível em seu cartel. Caso vença ‘Blonde Fighter’, a brasileira pode repetir a trajetória de Jéssica Andrade. Quando ‘Bate-Estaca’ subiu para o peso-mosca e nocauteou a americana, lutou pelo título em seguida. Com isso em mente, a mineira fica na expectativa do confronto servir como uma eliminatória para disputar o cinturão da categoria.

Além de Amanda Ribas, outros quatro profissionais representam o Brasil no UFC Vegas 54. Ainda no card principal, Allan ‘Puro Osso’, parceiro de treino de Charles ‘Do Bronx’, encara Jake Hadley pelo peso-mosca (57 kg). Na porção preliminar, Viviane Araújo luta contra Andrea Lee para se aproximar do top-5 do peso-mosca, Virna Jandiroba mede forças com Angela Hill em importante confronto pelo peso-palha (52 kg) e Alan ‘Nuguette’ enfrenta o veterano Michael Johnson, especialista em trocação, no peso-leve (70 kg).

Confira abaixo o card completo do UFC Vegas 54:

Jan Błachowicz vs Aleksandar Rakic
Ryan Spann vs Ion Cuțelaba
Davey Grant vs Louis Smolka
Katlyn Chookagian vs Amanda Ribas
Frank Camacho vs Manuel Torres
Jake Hadley vs Allan ‘Puro Osso’
Viviane Araújo vs Andrea Lee
Michael Johnson vs Alan ‘Nuguette’
Virna Jandiroba vs Angela Hill
Tatsuro Taira vs Carlos Candelario
Nick Maximov vs Andre Petroski

Mais em UFC