Siga-nos
Amanda Ribas e Luana Pinheiro travam batalha no UFC Vegas 82
Após começar em desvantagem, a mineira deu a volta por cima e venceu Luana - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Amanda Ribas nocauteia Luana Pinheiro e vence batalha entre judocas brasileiras no UFC

Ex-colegas de república na juventude, quando se dedicavam exclusivamente ao judô em alto rendimento, Amanda Ribas e Luana Pinheiro se tornaram rivais no MMA mais de uma década depois e travaram uma verdadeira batalha no UFC Vegas 83 deste sábado (18). Após levar a pior no round inicial, Amanda se recuperou no duelo e alcançou um triunfo via nocaute técnico diante de sua compatriota, no terceiro e último assalto.

Com golpes potentes e singulares, Luana conseguiu abalar e inchar o rosto da adversária mineira ainda nos minutos iniciais. Após inverter a base, Amanda conseguiu equilibrar as ações e seguir viva na luta. No terceiro round, Pinheiro levou a melhor nas raras trocas de força no clinch e nas quedas de judô. No entanto, a paraibana cansou na reta final e acabou nocauteada por Amanda.

Categoria do peso-palha, estou de volta, e tem que respeitar. Tenho um propósito porque o UFC mudou a minha vida e a da minha família. Tive uma cirurgia nos olhos, lutei duas vezes com 57 kg esse ano. Estou muito feliz de estar aqui. UFC, amo vocês “, declarou a mineira, ainda no octógono, após a luta.

A luta

Luana e Amanda começaram o combate com o pé no acelerador, trocando golpes francos em alta velocidade. Em uma dessas interações, Pinheiro conectou um ‘overhand’ em cheio, que fez Ribas recuar. Enquanto a mineira apostava no volume de golpes, a paraibana desferia golpes singulares e mais potentes. Levando a pior na trocação, Amanda buscou o clinch no minuto final, mas Luana conseguiu se desvencilhar. 

Ao contrário do assalto inicial, as judocas começaram o segundo round se estudando mais com fintas no centro do octógono. Com a base de canhota, seguindo orientação de seu pai e treinador, Amanda dificultou os diretos de Luana, que fizeram a diferença nos cinco primeiros de luta. Mais ágil e com chutes variados, Ribas equilibrou as ações do confronto. Em resposta, Pinheiro acertou um belo soco rodado na rival. 

Com a luta virtualmente empatada, Luana e Amanda começaram o terceiro e último round em alta voltagem. Pinheiro tentou uma entrada no ‘single leg’, bem defendida por Ribas. Em seguida, a mineira cinturou e tentou quedar, mas viu a paraibana inverter a pegada e derrubá-la. Por baixo, Amanda tentou a finalização e logo em seguida conseguiu se reerguer. Mais cansada, Luana se tornou um alvo fixo para Ribas. Um chute rodado perfeito foi o início do fim para a paraibana, que viu Ribas crescer no duelo e liquidar a fatura no ‘ground and pound’. 

Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 82 até então: 

Amanda Ribas venceu Luana Pinheiro por nocaute técnico no terceiro round
Myktybek Orolbai venceu Uros Medic por finalização no segundo round
Joanderson Brito venceu Jonathan Pearce por finalização no segundo round
Jose Johnson venceu Chad Anheliger por finalização no terceiro round
Christian Leroy Duncan venceu Denis Tiuliulin por nocaute técnico no segundo round
Mick Parkin venceu Caio Machado por decisão unânime
Jeka Saragih venceu Lucas Alexander por nocaute no primeiro round
Ailin Perez venceu Lucie Pudilova por decisão unânime
Trey Ogden vs Nikolas Motta foi declarado ‘no contest’ (sem resultado)
Rafael ‘Macapá’ Estevam venceu Charles Johnson por decisão unânime

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC