Inicialmente escalada para colocar o cinturão peso-galo (61 kg) em jogo – no dia 10 de junho, pelo UFC 289 – contra Julianna Peña, no que seria o terceiro capítulo da trilogia entre elas, Amanda Nunes viu sua rival se lesionar e ser substituída pela mexicana Irene Aldana. E, ao que tudo indica, a ‘Leoa’ aprovou a troca de adversária promovida pela organização.
Na coletiva de imprensa promocional do UFC 289, Amanda se mostrou satisfeita com a escolha feita pela entidade de colocar Aldana como a próxima desafiante ao seu título. A baiana ainda deixou claro que não concordava com a oportunidade dada anteriormente a Peña de tentar destroná-la novamente, principalmente por ter vencido a segunda luta entre elas de forma convincente.
“Honestamente, essa é a oponente original que está aqui. Agora nós estamos aqui com a oponente real. Estou muito feliz por isso. Menos pesada também, e eu estou empolgada. (…) Depois do que eu fiz com Julianna na nossa última luta, não há dúvida. Então, agora, Aldana está aqui, estou muito feliz por ela, e agora nós vamos nos ver em breve”, declarou a Leoa.
Mexicana chega embalada para a disputa de título
Vista como uma das principais atletas da categoria, Irene Aldana se credenciou para a disputa de cinturão contra Amanda Nunes após vencer quatro de suas últimas cinco lutas. O único revés sofrido pela mexicana neste período veio pelas mãos da ex-campeã Holly Holm, em outubro de 2020. Nas duas mais recentes vitórias, a atleta da ‘Lobo Gym’ nocauteou Yana Kunitskaya e Macy Chiasson.
Campeã busca a sexta defesa de título bem-sucedida na divisão
Por outro lado, a brasileira Amanda Nunes tentará provar mais uma vez porque é considerada por muitos como a GOAT (maior de todos os tempos) do MMA feminino. Campeã do peso-galo e peso-pena (66 kg) do UFC, a Leoa já defendeu com sucesso seu título até 61 kg da liga em cinco oportunidades.
Sua única derrota nos últimos oito anos ocorreu em dezembro de 2021, quando foi surpreendida por Julianna Peña e perdeu a cinta dos galos. Sete meses depois, entretanto, a Leoa se recuperou e retomou o controle da divisão ao vencer a americana na decisão unânime dos juízes e conseguir sua vingança sobre a rival.