Altos e baixos. Derrotas e aprendizados. Volta por cima e redenção com título mundial. Esse pode ser um breve resumo da trajetória de Charles Oliveira no Ultimate. Mas para Mackenzie Dern, essa jornada também pode eventualmente ilustrar seu caminho na principal liga de MMA do mundo. Não à toa, às vésperas de competir pelo cinturão peso-palha (52 kg) no UFC 321 deste sábado (25), em Abu Dhabi (EAU), a multicampeã de jiu-jitsu comparou sua história com a de ‘Do Bronx’.
Assim como o ex-campeão peso-leve (70 kg), Mackenzie iniciou sua carreira no UFC com duas vitórias, mas acabou tropeçando no terceiro desafio. Desde então, assim como Charles, a faixa-preta de jiu-jitsu alternou momentos bons e ruins na entidade presidida por Dana White. Em comum, os brasileiros também contam com o jiu-jitsu de alto nível e um cardápio variado de finalizações no cartel. Dada todas essas similaridades, Dern frisou, durante conversa com a imprensa no ‘media day’ do UFC 321, que espera que seu caminho culmine, assim como o de Oliveira, com a conquista do cinturão do Ultimate.
“Se eu não tivesse passado por derrotas, nariz quebrado e outras coisas. Muitas vezes você pensa: ‘Talvez eu não deva fazer isso, talvez deva voltar para o jiu-jitsu’. Porque estava ganhando tudo (lá). Mas aí tive que me tornar mais humilde para começar algo novo, me tornar uma faixa-branca em algo diferente (MMA). Especialmente nessa liga, com os fãs do UFC que te amam e odeiam. É uma montanha-russa. Sou orgulhosa da minha jornada, acho que é isso que vai ajudar a me tornar uma grande campeã, essas adversidades que encarei. Me vejo similar ao Charles Do Bronx. Alguém que viam com grande potencial, que teve altos e baixos. Já está por aqui há muito tempo, tem todas essas finalizações. E quando virou campeão, teve muita luz nele”, comparou Dern.
Cinturão vago em disputa
Para se tornar campeã e se aproximar ainda mais da trajetória de Do Bronx, Mackenzie terá que desbancar a compatriota Virna Jandiroba neste sábado. Escaladas para o ‘co-main event’ da noite, as brasileiras duelam pelo título vago da categoria peso-palha, que antes tinha Weili Zhang como soberana. A chinesa, entretanto, abdicou do cinturão para tentar o bicampeonato no peso-mosca (57 kg). A disputa em Abu Dhabi marca uma revanche entre Dern e ‘Carcará’. No primeiro encontro entre as duas, em 2020, Mackenzie levou a melhor na decisão unânime dos juízes.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok