UFC

Aljamain Sterling sugere adeus ao peso-galo no UFC 292: “99% de chance”

Campeão peso-galo (61 kg) do Ultimate, Aljamain Sterling colocará seu cinturão em jogo novamente neste sábado (19), desta vez contra Sean O’Malley, na luta principal do UFC 292, em Boston (EUA). E, de acordo com o próprio ‘Funk Master’, esta pode ser sua despedida da categoria, a qual lidera desde março de 2021.

Em recente entrevista ao programa ‘The MMA Hour’, Sterling reiterou sua vontade de subir para a divisão dos penas (66 kg), revelando existir uma grande chance do confronto do UFC 292 ser o seu último como atleta do peso-galo. O americano de ascendência jamaicana, no entanto, condicionou a mudança de categoria à vitória sobre O’Malley.

Essa é muito provavelmente minha última luta até 61 (kg). Tem uma chance de 99% que essa seja a minha última (luta no peso-galo). Se eu vencer essa, com certeza, eu estou fora”, afirmou ‘Aljo’.

Motivos da provável subida de categoria

Os motivos para o interesse de Sterling em subir de categoria são conhecidos. Um deles é a amizade com Merab Dvalishvili, número um do ranking dos galos. Como não possuem a intenção de se enfrentarem, por conta da relação próxima entre eles, ‘Aljo’ pretende deixar o cinturão até 61 kg do Ultimate vago para que o georgiano possa, enfim, competir por ele.

Outra razão pela qual o campeão considera deixar a categoria é o corte de peso cada vez mais desgastante. Aos 34 anos, Sterling já enxerga uma dificuldade natural do seu corpo em sustentar o processo de desidratação para poder competir na divisão até 61 kg e, pensando em sua saúde e no melhor desempenho dentro do octógono, ‘Funk Master’ sinaliza que a mudança deve ser favorável.

“É a hora do Merab. E a segunda parte disso é que eu estou um pouco cansado de cortar peso, esse tanto de peso. Eu ando por aí com 75, 77 (kg). Eu acho que posso sustentar esse corpo relativamente melhor, e acho que meu condicionamento e todo o resto poderia subir um pouco mais, de volta a quando eu era mais jovem, quando eu estava cortando menos. Tenho 34 agora, então, eu acho que só quero me adiantar a isso antes que isso fique na minha frente”, concluiu.

Desde que alcançou o topo do peso-galo do UFC, Aljamain Sterling defendeu com sucesso seu cinturão em três oportunidades, diante de Petr Yan, TJ Dillashaw e Henry Cejudo, respectivamente. Caso suba de categoria, ‘Aljo’ pode inclusive chegar na divisão dos penas já em uma disputa de título – um desejo pessoal do americano de ascendência jamaicana.

Matérias Recentes

Treinador coloca Chimaev no mesmo patamar que Khabib e Makhachev

Desde sua estreia no UFC, Khamzat Chimaev desponta como uma das grandes apostas de futura…

05/11/2024

Brandon Moreno abre as portas para nova luta antes de title shot no UFC

Depois de sofrer duas derrotas consecutivas e tirar um breve período sabático, Brandon Moreno voltou…

05/11/2024

Poatan revela que machucou as mãos ao golpear Khalil durante o UFC 307: “Dói até hoje”

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, em Utah (EUA), Alex Pereira…

05/11/2024

Marcus Buchecha deixa futuro em aberto às vésperas de última luta do contrato com o ONE

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e um dos maiores competidores que os tatames já viram, Marcus…

04/11/2024

Israel Adesanya defende Alex Poatan de provocação de fã

Pelo visto, o clima hostil envolvendo Alex Pereira e Israel Adesanya ficou no passado. A…

04/11/2024

Ex-campeão do UFC projeta luta de boxe “muito equilibrada” entre Mike Tyson e Jake Paul

Daqui a pouco mais de uma semana, Mike Tyson e Jake Paul medirão forças no…

04/11/2024