Aljamain Sterling prometeu vencer Henry Cejudo no UFC 288 e cumpriu sua palavra, mas teve trabalho. No evento realizado neste sábado (6), em Nova Jersey (EUA), o campeão do peso-galo (61 kg) superou o veterano, que não lutava desde 2020, por decisão dividida dos juízes laterais. Com mais um resultado positivo pela organização, ‘The Funk Master’ defendeu o cinturão da categoria pela terceira vez.
Agora, Sterling já sabe quem vai ter pela frente como próximo desafiante ao título do peso-galo do UFC. Ainda no octógono, o campeão da categoria ficou frente a frente com Sean O’Malley e o encontro foi polêmico. Os atletas discutiram e quase brigaram antes da hora. Por outro lado, derrotado, Cejudo chegou a flertar com uma nova aposentadoria, mas voltou atrás. Contudo, o veterano não descarta pendurar as luvas de MMA definitivamente.
Aljamain Sterling, de 33 anos, vive grande fase no MMA, com nove vitórias seguidas, e prova que merece ser respeitado como campeão do peso-galo do UFC. O americano superou oponentes renomados mostrando recursos como QI de luta e um grappling de alto nível. No esporte desde 2011, ‘The Funk Master’ possui um cartel composto por 23 triunfos e três derrotas. Seus principais resultados positivos foram sobre Brett Johns, Cody Stamann, Cory Sandhagen, Henry Cejudo, Jimmie Rivera, Pedro Munhoz, Petr Yan (duas vezes), Renan ‘Barão’ e TJ Dillashaw.
A luta
No primeiro round, Sterling, maior e com ritmo de luta, caçou Cejudo. Mesmo sem lutar desde 2020, o veterano quedou o rival sem dificuldade. Mas, mesmo em boa posição, Henry não causou dano Em pé, Sterling seguiu agressivo e surpreendeu ao derrubar o wrestler olímpico. No clinch, Aljamain dava joelhadas e ate pegou a costas do desafeto. Sterling terminou o assalto dando um potente golpe no rosto de Cejudo.
No segundo round, Sterling seguiu mais arisco no octógono e aplicou bons diretos no rosto e no corpo do veterano. Já Cejudo apostava nos socos e chutes, mas não levava perigo para Aljamain. Na terceira parcial, ‘Triple C’ iniciou mais agressivo. Sterling tentava levar a luta para baixo, mas não conseguia. No entanto, no clinch, Aljamain pontuava. Após se desvencilhar, Cejudo defendeu outra tentativa de queda do rival e seguia apostando nos chutes. Já Sterling deu socos para se aproximar e grudar no desafeto. Especialista no wrestling, o veterano aplicou uma bela queda em Aljamain no final do assalto.
Na quarta parcial, Sterling apostou nos chutes baixos. Já Cejudo pouco atacava por conta da constante movimentação do rival. Insistindo na trocação, o veterano acertou um bom direto em Aljamain. O equilíbrio entre os atletas seguiu. Aljamain aplicou uma perigosa cotovelada em Henry. Se no round anterior Sterling foi derrubado, no final do quarto, foi ele que quedou o wrestler medalhista olímpico.
No quinto e último round, Cejudo buscou ser mais agressivo, enquanto Sterling optou por não se expor, sendo mais defensivo. Em um de seus ataques, Aljamain aplicou um belo chute rodado no rival. O veterano avançou e levou perigo ao acertar um potente cruzado no desafeto. Mostrando sua qualidade no wrestling, Cejudo negou a tentativa de queda de Sterling. Na sequência Henry deu bons socos no rival e conseguiu derrubá-lo, mas não o controlou no chão. Ao final dos 25 minutos de luta, Sterling superou Cejudo por decisão dividida.
Resultados do UFC 288:
Aljamain Sterling venceu Henry Cejudo por decisão dividida;
Belal Muhammad venceu Gilbert ‘Durinho’ por decisão unânime;
Yan Xiaonan nocauteou Jéssica Andrade no 1º round;
Movsar Evloev venceu Diego Lopes por decisão unânime;
Charles Jourdain venceu Kron Gracie por decisão unânime;
Matt Frevola nocauteou Drew Dober no 1º round;
Kennedy Nzechukwu finalizou Devin Clark no 2º round;
Khaos Williams venceu Rolando Bedoya por decisão dividida;
Virna Jandiroba venceu Marina Rodriguez por decisão unânime;
Parker Porter nocauteou Braxton Smith no 1º round;
Ikram Aliskerov nocauteou Phil Hawes no 1º round;
Claudio Ribeiro nocauteou Joseph Holmes no 2º round.