A luta entre Alexandre Pantoja e Joshua Van, que serviu de ‘co-main event’ do UFC 323 do último sábado (6), em Las Vegas (EUA), acabou em um verdadeiro anticlímax. Afinal de contas, o então campeão peso-mosca (57 kg) da entidade sofreu uma grave lesão com apenas 26 segundos de luta, perdendo, assim, o cinturão e a soberania da categoria. Horas após o desfecho acidental, o atleta brasileiro classificou a situação como uma “fatalidade”.
Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Pantoja se pronunciou pela primeira vez após a derrota no UFC 323. Abalado, o brasileiro lamentou a forma inusitada que acabou sendo derrotado e frisou que Joshua Van estava destinado a se tornar campeão. Com o braço esquerdo já imobilizado em uma espécie de tipoia, Alexandre prometeu voltar à ativa o quanto antes para conquistar novamente o cinturão peso-mosca do Ultimate.
“O que aconteceu hoje foi uma fatalidade, um acidente. Todo mundo que entra naquele octógono, pode acontecer o que aconteceu hoje comigo. Obviamente não queria perder meu cinturão dessa forma. Preferia perder lutando, apanhando os cinco rounds do que perder como foi. Foi muito dolorido para mim e minha família, pela forma que aconteceu. Esse foi o meu melhor camp de todos. Falei com a minha esposa e chegamos à conclusão que não se trata de mim hoje, e sim do Joshua Van. Estava no destino dele que ele iria ganhar esse cinturão hoje. E ele não iria me ganhar lutando. Tenho certeza que iria vencer essa luta. Mas Deus quis assim. Vou suportar tudo isso. Vou voltar para casa e segunda-feira volto a trilhar meu caminho novamente para pegar o que é meu: o cinturão do UFC. Eu vou voltar!”, declarou Pantoja.
Retorno incerto
A cena de Pantoja deslocando o braço esquerdo ao tentar apoiá-lo no chão durante uma queda chocou os fãs de MMA e rodou o mundo. Até pela aparente gravidade da situação, ainda não foi divulgado um laudo médico oficial para atualizar o estado do agora ex-campeão brasileiro. De todo modo, por mais que esteja obstinado a voltar a competir assim que possível, a tendência é que ‘The Cannibal’, como o atleta da Arraial do Cabo (RJ) é conhecido, fique de molho por um período considerável tratando da contusão.
A luta
Pantoja começou o duelo marchando para frente desferindo bons chutes. Em um chute alto, porém, Joshua Van segurou suas pernas e o desequilibrou. Ao cair no chão, seu braço esquerdo, o de apoio, deslocou instantaneamente. Atento, o árbitro Herb Dean interrompeu o combate de prontidão.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok