Depois de reinar absoluto no peso-pena (66 kg) do Ultimate e se consolidar como um dos maiores nomes da divisão na história, Alexander Volkanovski vive uma nova realidade desde sábado (17), quando foi nocauteado e, consequentemente, destronado por Ilia Topuria na luta principal do UFC 298, na Califórnia (EUA). Acostumado a ser a ‘caça’ de seus rivais de divisão nos últimos anos, o australiano agora se tornou o caçador.
E, como não poderia ser diferente, o principal alvo do veterano é o novo campeão da categoria. Na coletiva de imprensa pós-UFC 298, Volkanovski deixou claro que espera ser recompensado pela organização com uma revanche contra Topuria. Isso porque, além de ter dominado o peso-pena por muito tempo, o australiano sempre se comportou como uma espécie de funcionário padrão do Ultimate, como, por exemplo, quando aceitou substituir Charles Do Bronxs em disputa pelo cinturão peso-leve (70 kg) contra Islam Makhachev com apenas dez dias de antecedência, em outubro do ano passado.
“Obviamente, eu fui campeão por um longo tempo. Eu quero essa revanche. Isso é algo que precisa acontecer. Há quanto tempo sou campeão? Tenho sido um homem da companhia. Eu entrei (em luta) de última hora e lutei com Max (Holloway) três vezes. É só dizer (alguma coisa), eu já fiz. Eu fui campeão por muito tempo, então eu acho que mereço isso. Vai ser diferente da próxima vez”, afirmou Volkanovski, lembrando também as duas defesas de título contra o ex-campeão Max Holloway após destronar o havaiano.
O reinado de Volkanovski
Alexander Volkanovski conquistou o cinturão do peso-pena do UFC em dezembro de 2019, ao derrotar o então campeão Max Holloway, por pontos. Logo na sua primeira defesa de título, o australiano enfrentou novamente o havaiano e o resultado foi o mesmo, desta vez em decisão dividida dos juízes. Na sequência, ‘The Great’ encarou os desafiantes Brian Ortega e Chan Sung Jung, vencendo ambos e mantendo a soberania na categoria.
Em sua quarta defesa de cinturão, Volkanovski teve pelo caminho novamente o rival de longa data Max Holloway. E mais uma vez, o australiano levou a melhor na decisão dos juízes. Depois de praticamente varrer a categoria, ‘The Great’ tentou conquistar seu segundo título no Ultimate, no peso-leve, mas acabou superado por Islam Makhachev, oponente que voltaria a enfrentar – sem camp de preparação – em outubro do ano passado, falhando na missão de derrotá-lo de novo.
Entre as duas derrotas para Makhachev, Alexander Volkanovski fez sua última defesa de título bem-sucedida nos penas do UFC. Em julho de 2023, o australiano fez uma de suas melhores apresentações no octógono mais famoso do mundo e derrotou o mexicano Yair Rodriguez, por nocaute técnico.