Na elite do MMA profissional, há lutadores que passam por mudanças severas no corpo durante o corte de peso. Alex ‘Poatan’ é, definitivamente, um deles. Na última quinta-feira (17), seis dias após atingir o limite dos pesos-médios (84 kg) e confirmar sua luta contra Israel Adesanya no UFC 281, em Nova York (EUA), o brasileiro surpreendeu ao atingir a marca de 103,6 kg na balança – cerca de 20 kg a mais de massa, em menos de uma semana.
A aferição foi compartilhada pelo mais novo campeão do Ultimate através da ferramenta ‘stories’ de seu Instagram. Poatan está ajudando sua irmã, Aline Pereira, a cortar peso para sua estreia no MMA. Com a balança à disposição, o striker aproveitou para conferir o quanto de massa já teria recuperado desde o combate com Adesanya, e o resultado surpreendeu sua equipe.
Esta não foi a primeira vez que o tamanho do brasileiro chamou a atenção da categoria. Recentemente, o ex-campeão Robert Whittaker se mostrou surpreso com o porte de Poatan e chamou o brasileiro de “gigante” após o duelo contra Israel Adesanya. Com um corte de peso severo, o ex-duplo campeão do Glory já sinalizou, inclusive, que no futuro pretende disputar também o título dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate.
Aos 35 anos, Alex conseguiu um feito expressivo na maior liga de MMA do mundo: se tornar campeão com apenas quatro lutas na companhia. Com um modesto cartel de sete vitórias e uma derrota na modalidade, o experiente kickboxer agora é o rei da divisão até 84 kg do UFC. Dado o histórico com Adesanya, a expectativa é de que os dois realizem uma revanche na próxima temporada.