Siga-nos
Alex Poatan é campeão dos meio-pesados do UFC
O brasileiro pode atingir três defesas de título no menor intervalo já registrado no UFC - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Alex Poatan pode quebrar recorde de Ronda Rousey no UFC 307; entenda

Desde que ingressou no Ultimate, Alex Pereira é um dos atletas com maior frequência dentro do octógono. E essa assiduidade na carreira pode ser premiada neste sábado (5), no UFC 307, com mais um recorde para o já extenso currículo do brasileiro. Caso desbanque Khalil Rountree Jr na luta principal do show com sede em Utah (EUA), ‘Poatan’ se tornará o campeão da empresa a realizar três defesas de título bem-sucedidas no menor intervalo de tempo já registrado na organização, deixando para trás a marca vigente, que pertence a Ronda Rousey.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play.

Entre o fim de 2013 e meados de 2014, ‘Rowdy’ enfileirou Miesha Tate, Sara McMann e Alexis Davis em um intervalo de 189 dias, se mantendo soberana na categoria feminina dos galos (61 kg). Já Poatan pode atingir o mesmo feito em um período de tempo inferior. Caso desbanque Khalil no UFC 307, o brasileiro atingiria a marca em 175 dias. Ainda em 2024, Alex nocauteou Jamahal Hill, em abril, e Jiri Prochazka, em junho.

Recordes de Poatan no UFC

Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual dono do cinturão dos meio-pesados (93 kg), Poatan faz parte de um seleto grupo de nove atletas que conquistaram o título do UFC em duas categorias de peso diferentes. Além disso, o brasileiro foi o lutador a alcançar o status de bicampeão do Ultimate em menor tempo – com somente sete lutas disputadas na companhia em um intervalo de apenas dois anos.

E só de entrar em ação no UFC 307, Poatan se tornará o primeiro lutador a competir em três duelos válidos por cinturão em 2024. E caso tenha o braço erguido em Utah, o brasileiro se tornará o sétimo campeão da história do Ultimate a conseguir três defesas de título na mesma temporada. Frank Shamrock (1998), Tito Ortiz (2001), Matt Hughes (2002), Chuck Liddell (2006), Demetrious Johnson (2013) e Kamaru Usman (2021) também realizaram o feito.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC