Alex Pereira protagonizou um momento épico em novembro, em Nova York (EUA). No tradicional ‘Madison Square Garden’, palco do UFC 281, ‘Poatan’ liderou o show junto com Israel Adesanya e chocou o mundo ao vencer o rival de virada, no quinto e último round, para se tornar campeão do peso-médio (84 kg) da companhia. Ainda feliz com o feito, o paulista assistiu novamente ao emocionante combate contra o rival, dessa vez, ao lado de Glover Teixeira, seu amigo e parceiro de treino, e divulgou a reação de ambos em seu canal oficial no ‘YouTube’.
No registro, ‘Poatan’ se mostrou concentrado e tenso. Mais tranquilo, Glover tentou amenizar o clima e brincou ao destacar que Adesanya tentou encarar o amigo de igual para igual, mas, por algum motivo, não conseguiu manter o contato visual. Atento ao vídeo, o campeão do peso-médio do UFC concordou com o mineiro e frisou que o desafeto não conseguiu sustentar o personagem de durão e que torceu para a câmera aparecer para abandonar a encarada.
Com a ação rolando, ‘Poatan’ informou que a luta contra Adesanya aconteceu como da forma como imaginava, exceto pela parte final do primeiro round, quando recebeu dois golpes limpos do rival e ficou abalado. No decorrer do vídeo, o brasileiro contou que o astro do MMA não o surpreendeu em nada no combate e destacou que ele sim, foi criativo ao mudar estratégia e apostar nos chutes para machucar e minar a movimentação de Israel no octógono. Apesar de estar na torcida por Alex, Glover elogiou nigeriano, o classificando como um dos lutadores mais inteligentes em ação no esporte.
De acordo com o veterano, poucos são os atletas capazes de manter o foco contra Adesanya. Tanto que Glover indicou que esse foi o diferencial de ‘Poatan’ para sair com a vitória do duelo. O campeão do peso-médio do UFC concordou com o amigo e reconheceu o alto nível de do nigeriano em combate. Tanto que o paulista mostrou orgulho de seu desempenho, uma vez que a luta contra o rival foi classificada por parte da comunidade do MMA como uma das mais técnicas e tensas de 2022.
Na parte final da batalha, Glover pontuou que seu conselho para ‘Poatan’, de que ele precisava ir com tudo para o quinto round contra Adesanya foi preponderante para a virada acontecer. O mineiro elaborou seu raciocínio e contou que, em seu entendimento, nem um possível 10×8 de Alex sobre Israel seria o suficiente para o mesmo sair como vencedor do duelo. Por isso, o veterano explicou que reforçou o pedido para o paulista nocautear o desafeto.
É bem verdade que a sequência final da luta, que culminou com o nocaute de ‘Poatan’ em Adesanya, gerou polêmica. Para parte da comunidade do MMA, o árbitro interrompeu o embate de forma correta após a blitz de Alex, mas outra parcela dela criticou a decisão do profissional e o acusou de ter prejudicado Israel. Ao assistirem ao lance, os amigos vibraram e concordaram com o posicionamento de Marc Goddard, de interromper o confronto. O paulista ressaltou que o nigeriano, em boa condição, não apresentava força para reverter certas posições no octógono, em situação delicada e recebendo duros golpes, não poderia fazer algo diferente e resistir ao seu poder.
Para concluir, ‘Poatan’ mandou um recado para seus fãs. O brasileiro lembrou de quando Adesanya afirmou que ninguém saberia quem, de fato, ele era e que o mesmo estaria vendo o seu sucesso no UFC, em um bar, se apegando aos triunfos nos tempos de kickboxing. Agora, como campeão do peso-médio da empresa e desbancando justamente o rival, Alex aconselhou as pessoas a não aceitarem o menosprezo de outras e a não abandonarem seus sonhos.