Siga-nos
Alex Poatan posa na balança após a pesagem oficial do UFC 291.
Alex Poatan posa na balança após a pesagem oficial do UFC 291 - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Alex Poatan entra em ação no UFC 291 de olho em ‘passaporte’ para segundo cinturão

Neste sábado (29), na luta co-principal do UFC 291, em Utah (EUA), Alex Poatan dá o pontapé inicial de um novo capítulo de sua carreira no Ultimate. Ex-campeão peso-médio (84 kg) da liga, o brasileiro faz sua estreia entre os meio-pesados (93 kg). Logo em seu debute, o striker paulista já mede forças contra Jan Blachowicz, ex-campeão da categoria e atual número 3 do ranking. Desta forma, um triunfo pode significar um ‘passaporte’ direto para uma disputa de cinturão na divisão de cima.

E, de acordo com o brasileiro, há uma espécie de acordo com a alta cúpula da empresa para, em caso de vitória, um ‘title shot’ já estar assegurado como seu próximo passo. Caso o cenário se concretize, Poatan pode conquistar dois cinturões em categorias diferentes do UFC com apenas sete lutas disputadas na liga. Para competir pelo título até 84 kg, Alex entrou em ação apenas três vezes. O caminho com 93 kg pode ser ainda mais curto caso um triunfo sobre Blachowicz, de fato, o garanta como o próximo da fila. 

Mas para sonhar com o status de campeão de duas divisões de peso distintas, Poatan terá que superar o ex-campeão dos meio-pesados que, no passado, mais precisamente em 2021, também ‘recepcionou’ Israel Adesanya e venceu o nigeriano com dominância. Agora, diante do striker brasileiro, o veterano polonês busca repetir a façanha para, quem sabe, também se credenciar para disputar o cinturão vago que já foi seu.

Luta cinturão pelo cinturão BMF

Além do ‘co-main event’ de tirar o fôlego, a atração principal do UFC 291 também promete fortes emoções para os fãs ao redor do mundo. Afinal de contas, dois dos pesos-leves (70 kg) mais empolgantes da atualidade competem pelo cinturão ‘BMF’ (atleta mais durão). Número 2 do ranking, Dustin Poirier enfrenta o terceiro colocado, Justin Gaethje. Em 2018, os lutadores se enfrentaram em uma verdadeira batalha, que terminou favorável ao ‘Diamante’.

Esquadrão Brasileiro

O ‘Esquadrão Brasileiro’ entra em peso para defender as cores da bandeira no evento com sede em Utah. Além de Poatan, que compete no card principal do show, mais cinco atletas despontam na parcela preliminar: Priscila Pedrita, Vinicius Salvador, Gabriel Bonfim, Marcos Pezão e Claudio Ribeiro.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC