UFC

Alex Poatan enfrenta Magomed Ankalaev na luta principal do UFC 313, em Las Vegas

Uma das, se não a principal estrela em atividade no Ultimate na atualidade, Alex Pereira teve seu próximo passo definido dentro da maior liga de MMA do mundo. Campeão entre os meio-pesados (93 kg), ‘Poatan’ medirá forças contra o desafeto e número 1 do ranking da categoria, Magomed Ankalaev. O confronto entre o brasileiro e o russo, anunciado de forma oficial pela própria organização neste sábado (18), servirá como a luta principal do UFC 313, programado para o dia 8 de março, em Las Vegas (EUA).

O anúncio do combate foi realizado ao longo da transmissão do UFC 311 e também confirmado através das redes sociais do Ultimate (veja abaixo ou clique aqui). A notícia coloca um ponto final no suspense quanto ao futuro de Poatan, que entrou em ação pela última vez em outubro de 2024, quando enfrentou e derrotou Khalil Rountree Jr para se manter soberano no posto de campeão da categoria até 93 kg.

Rivalidade com Ankalaev

Poatan e Ankalaev construíram uma rivalidade fora dos octógonos mesmo sem terem se enfrentado. Com uma sequência de 13 lutas sem perder, o russo é apontado como o desafiante natural ao título. E, por conta da boa fase, o wrestler esbanja confiança em um confronto direto contra o campeão brasileiro, garantindo, inclusive, que nocautearia Alex. 

Insatisfeito com o que considerou um desrespeito por parte de Magomed, o striker paulista chegou a falar em público que faria de tudo para dificultar o caminho do russo até o cinturão. Apesar da rixa existente entre os dois, o combate foi confirmado pela alta cúpula do UFC. Especialista na trocação, Poatan terá contra Ankalaev um teste de fogo, já que o desafiante ao título é um wrestler, tendo seu carro-chefe na luta agarrada.

Subida aos pesos-pesados adiada

Após conquistar o cinturão dos pesos-médios (84 kg) e agora dominar a divisão dos meio-pesados, Poatan alimentou os fãs com a possibilidade de migrar para os pesos-pesados, em busca do que seria um tricampeonato inédito na história do UFC. Mas apesar dos rumores e da vontade do brasileiro, o projeto foi, ao menos por ora, adiado com o anúncio do combate contra Ankalaev. Número 1 do ranking, o russo é visto como o último grande desafio a ser superado por Alex, que já venceu boa parte dos atletas mais condecorados com 93 kg.

Caso tenha o braço novamente erguido contra Ankalaev, Poatan pode ter o caminho livre para tentar o terceiro cinturão na empresa. Na categoria de cima, a tendência, apesar de ainda não oficial, é que Jon Jones, campeão linear, e Tom Aspinall, campeão interino, se enfrentem em meados de 2025. Desta forma, o brasileiro poderia vislumbrar uma disputa contra o vencedor deste hipotético duelo.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026