Siga-nos
Poatan e Rountree Jr foram escalados para liderarem o card com sede em Utah (EUA)
O campeão brasileiro tentará defender seu título pela terceira vez somente em 2024 - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Alex Poatan enfrenta Khalil Rountree Jr na luta principal do UFC 307, em outubro

Nesta sexta-feira (16), os fãs de MMA foram pegos de surpresa com um anúncio bombástico. Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Dana White informou que Alex Pereira tem seu próximo compromisso no Ultimate oficializado. Atual campeão dos meio-pesados (93 kg) e uma das maiores estrelas da companhia, ‘Poatan’ enfrenta Khalil Rountree Jr no UFC 307, programado para o dia 5 de outubro, em Utah (EUA).

O ‘parceiro de dança’ do brasileiro foi uma surpresa para torcedores e imprensa especializada, já que Khalil, apesar da boa fase, figura apenas na oitava colocação do ranking da categoria. Principal candidato ao posto de desafiante, o russo Magomed Ankalaev foi recentemente escalado para encarar Aleksandar Rakic, também em outubro, no UFC 308. Polêmicas à parte, Poatan mantém a sina de ser um dos campeões mais ativos da empresa. Depois de ‘salvar’ o UFC 300 e 303, em abril e junho, respectivamente, o striker paulista busca realizar sua terceira defesa de título nesta temporada.

“Tenho outro anúncio de luta para vocês. No dia 5 de outubro, nós voltaremos para Utah, no Delta Center, para o UFC 307. No main event, Alex Pereira vai tentar defender seu cinturão dos meio-pesados contra Khalil Rountree. Pereira está em alta e de olho em fazer sua terceira defesa de título neste ano. Todas suas últimas três lutas terminaram em nocautes, desbancando os ex-campeões Jamahal Hill e Jiri Prochazka. Ele vai encarar o Khalil Rountree, que vem de cinco vitórias consecutivas, com quatro dessas terminando em nocautes”, exaltou o presidente do Ultimate.

Rival vem de doping

Além de não figurar no top 5 da categoria, Rountree Jr vem de um episódio polêmico em sua carreira. Escalado para enfrentar Jamahal Hill, no UFC 303, o americano precisou deixar o confronto por conta de um caso de doping. À época, ‘The War Horse’ teria ingerido dehidroepiandrosterona, mais conhecido como ‘DHEA’, um hormônio esteróide produzido naturalmente pelo corpo, mas que em sua versão sintética pode ser usado como medicamento para melhorar o desempenho. Seu uso é proibido para atletas, tanto em período de competição, quanto em período de descanso.

Suspenso de maneira preventiva, Khalil viu seu gancho ser reduzido para apenas dois meses após a conclusão das investigações. Após apurar a situação, a Combat Sports Anti-Doping (CSAD), entidade que administra o programa antidopagem do Ultimate, anunciou que o atleta foi prejudicado por um erro de uma empresa de suplementos, que teria fornecido produtos contaminados ao americano. Com a punição branda, Rountree Jr já está liberado para competir normalmente e não terá problemas legais para enfrentar Poatan.

Co-main event entre as mulheres

Durante o anúncio, Dana White anunciou outros combates programados para o UFC 307, inclusive o ‘co-main event’, que também envolve uma disputa de título – desta vez entre as mulheres. Atual campeã peso-galo (61 kg), Raquel Pennington enfrenta a ex-campeã Julianna Peña pelo posto de líder da categoria.

 

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC