Alex Pereira se tornou, definitivamente, uma estrela dentro do Ultimate. E isto foi comprovado mais uma vez na noite desta quinta-feira (27), durante a coletiva de imprensa do UFC 303. Com sede em Las Vegas (EUA), a cerimônia serviu para ‘esquentar os motores’ da já tradicional ‘Semana Internacional da Luta’ e aquecer a rivalidade de ‘Poatan’ com Jiri Prochazka. Mesmo sem dominar o idioma inglês, o atual campeão dos meio-pesados (93 kg) da organização usou seu carisma natural para roubar a cena e ser o atleta mais festejado pelos fãs presentes.
Por outro lado, o misterioso atleta da República Tcheca se mostrou incomodado com a postura do brasileiro logo antes de suas lutas. Jiri afirmou que as vezes em que Poatan aparece com seu corpo pintado ou dança músicas tribais – em referência a tribo indígena da qual ele é descendente -, isso na verdade se trata de uma forma de invocar espíritos, e que tal atitude seria uma prática indefensável.
“Não é sobre o que eu acredito, se confio em mim ou não. É uma fala sobre práticas sujas. E todas as coisas que estão por trás disso. Só quero deixar isso de forma limpa, apenas isso”, declarou Jiri, diante do rival que pareceu dar de ombros com a reclamação.
Além deste momento, Poatan e Prochazka pouco falaram durante a coletiva – que contou com a participação dos dez lutadores escalados para entrarem em ação no card principal do evento. Mais calmos do que a maioria dos lutadores do UFC e longe de serem adeptos do trash talk, os veteranos preferiram guardar suas desavenças para o octógono.
Diego Lopes festejado
Outro lutador bastante celebrado pelos torcedores presentes na coletiva de imprensa foi Diego Lopes. Em franca ascensão no Ultimate, o brasileiro terá uma chance de ouro no UFC 303. Número 14 do ranking dos penas (66 kg), o especialista em jiu-jitsu terá a oportunidade de enfrentar o ex-desafiante ao cinturão da categoria e terceiro colocado Brian Ortega.
De olho em impulsionar cada vez mais seu apelo junto aos fãs, Diego – que já domina os idiomas portugês e espanhol – demonstrou que os estudos de inglês estão surtindo efeito, ao responder algumas perguntas na língua nativa dos EUA. Carismático, o brasileiro pregou respeito ao seu adversário e ressaltou a importância de um triunfo no sábado para sua carreira e futuro no Ultimate.
Esquadrão Brasileiro em ação
No UFC 303, Alex ‘Poatan’ vai colocar o cinturão dos meio-pesados em jogo pela segunda vez na revanche contra Jiri Prochazka. Na primeira luta, realizada em novembro de 2023, ‘Poatan’ nocauteou o tcheco no segundo round para conquistar o cinturão vago da companhia. Além do atleta, Diego Lopes, Mayra ‘Sheetara’, Jean Silva e Vinicius ‘LokDog’ representam o Brasil no evento.
Card completo do UFC 303:
Alex ‘Poatan’ vs. Jiri Prochazka
Brian Ortega vs. Diego Lopes
Anthony Smith vs. Roman Dolidze
Mayra ‘Sheetara’ vs. Macy Chiasson
Ian Machado Garry vs. Michael Page
Joe Pyfer vs. Marc-André Barriault
Cub Swanson vs. Andre Fili
Charles Jourdain vs. Jean Silva
Payton Talbott vs. Yanis Ghemmouri
Michelle Waterson-Gomez vs. Gillian Robertson
Andrei Arlovski vs. Martin Buday
Rei Tsuruya vs. Carlos Hernandez
Ricky Simon vs. Vinicius ‘Lokdog’