Siga-nos
Alex Poatan e Jiri Prochazka se encaram logo após a coletiva de imprensa do UFC 303
Diego Ribas/Ag Fight

UFC

Alex Poatan e Jiri Prochazka se estranham em coletiva de imprensa do UFC 303

Alex Pereira se tornou, definitivamente, uma estrela dentro do Ultimate. E isto foi comprovado mais uma vez na noite desta quinta-feira (27), durante a coletiva de imprensa do UFC 303. Com sede em Las Vegas (EUA), a cerimônia serviu para ‘esquentar os motores’ da já tradicional ‘Semana Internacional da Luta’ e aquecer a rivalidade de ‘Poatan’ com Jiri Prochazka. Mesmo sem dominar o idioma inglês, o atual campeão dos meio-pesados (93 kg) da organização usou seu carisma natural para roubar a cena e ser o atleta mais festejado pelos fãs presentes.

Por outro lado, o misterioso atleta da República Tcheca se mostrou incomodado com a postura do brasileiro logo antes de suas lutas. Jiri afirmou que as vezes em que Poatan aparece com seu corpo pintado ou dança músicas tribais – em referência a tribo indígena da qual ele é descendente -, isso na verdade se trata de uma forma de invocar espíritos, e que tal atitude seria uma prática indefensável.

“Não é sobre o que eu acredito, se confio em mim ou não. É uma fala sobre práticas sujas. E todas as coisas que estão por trás disso. Só quero deixar isso de forma limpa, apenas isso”, declarou Jiri, diante do rival que pareceu dar de ombros com a reclamação.

Além deste momento, Poatan e Prochazka pouco falaram durante a coletiva – que contou com a participação dos dez lutadores escalados para entrarem em ação no card principal do evento. Mais calmos do que a maioria dos lutadores do UFC e longe de serem adeptos do trash talk, os veteranos preferiram guardar suas desavenças para o octógono.

Diego Lopes festejado

Outro lutador bastante celebrado pelos torcedores presentes na coletiva de imprensa foi Diego Lopes. Em franca ascensão no Ultimate, o brasileiro terá uma chance de ouro no UFC 303. Número 14 do ranking dos penas (66 kg), o especialista em jiu-jitsu terá a oportunidade de enfrentar o ex-desafiante ao cinturão da categoria e terceiro colocado Brian Ortega.

De olho em impulsionar cada vez mais seu apelo junto aos fãs, Diego – que já domina os idiomas portugês e espanhol – demonstrou que os estudos de inglês estão surtindo efeito, ao responder algumas perguntas na língua nativa dos EUA. Carismático, o brasileiro pregou respeito ao seu adversário e ressaltou a importância de um triunfo no sábado para sua carreira e futuro no Ultimate.

Esquadrão Brasileiro em ação

No UFC 303, Alex ‘Poatan’ vai colocar o cinturão dos meio-pesados em jogo pela segunda vez na revanche contra Jiri Prochazka. Na primeira luta, realizada em novembro de 2023, ‘Poatan’ nocauteou o tcheco no segundo round para conquistar o cinturão vago da companhia. Além do atleta, Diego Lopes, Mayra ‘Sheetara’, Jean Silva e Vinicius ‘LokDog’ representam o Brasil no evento.

Card completo do UFC 303:

Alex ‘Poatan’ vs. Jiri Prochazka

Brian Ortega vs. Diego Lopes

Anthony Smith vs. Roman Dolidze

Mayra ‘Sheetara’ vs. Macy Chiasson

Ian Machado Garry vs. Michael Page

Joe Pyfer vs. Marc-André Barriault

Cub Swanson vs. Andre Fili

Charles Jourdain vs. Jean Silva

Payton Talbott vs. Yanis Ghemmouri

Michelle Waterson-Gomez vs. Gillian Robertson

Andrei Arlovski vs. Martin Buday

Rei Tsuruya vs. Carlos Hernandez

Ricky Simon vs. Vinicius ‘Lokdog’

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC