UFC

Aldo e Poatan! UFC 307 reúne ídolos de gerações diferentes do MMA brasileiro na mesma noite

O card do UFC 307 deste sábado (5), em Utah (EUA), promete ser uma noite de gala para o MMA brasileiro. Afinal de contas, José Aldo e Alex Poatan entrarão em ação no mesmo evento do Ultimate. É a primeira vez na história que o ex-campeão peso-pena (66 kg) e o atual detentor do cinturão dos meio-pesados (93 kg) têm essa chance. Mais do que isso, o card marca uma rara oportunidade em que dois ídolos nacionais de gerações diferentes competem lado a lado representando o país. A ocasião é tão especial que até mesmo a própria organização destacou a icônica dupla de maneira especial em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play.

O principal protagonista da noite será Poatan, que lidera o card numerado em Utah. Na luta principal, o striker paulista coloca o cinturão até 93 kg em jogo contra o desafiante Khalil Rountree Jr. O adversário americano, embalado por cinco vitórias, chega em alta para tentar cumprir a profecia de Anderson Silva. Ex-parceiro de treinos, ‘Spider’ projetou, ainda em 2015, que ‘War Horse’, como é conhecido, se tornaria campeão do UFC um dia.

Já Aldo, como não poderia deixar de ser, também chega como um dos destaques do evento. Depois de retornar de maneira triunfal no UFC Rio, em maio, e se tornar um agente livre no mercado, o ‘Campeão do Povo’ optou em renovar seu contrato com o Ultimate e, neste sábado, enfrenta o prospecto Mario Bautista no primeiro duelo previsto no novo acordo. Apesar da alta quilometragem, o brasileiro se mantém em alto nível e garante que seu foco ainda é a conquista do título da categoria dos galos (61 kg).

Veteranos, mas de gerações diferentes

Aldo, aos 38 anos, e Poatan, aos 37, possuem basicamente a mesma idade e são considerados, aos menos nos esportes de combate, veteranos. Mas apesar da proximidade na faixa etária, os ícones do MMA inspiraram gerações diferentes de fãs, já que seus respectivos auges foram atingidos em décadas diferentes. O ‘Rei do Rio’ reinou soberano, desde os tempos de WEC até a transição para o UFC, entre 2009 e 2014, sobretudo – apesar de também se destacar em outras oportunidades na carreira.

Já Alex Pereira ainda não teve seu ápice na modalidade bem definido por ainda estar construindo seu legado, mas vive uma trajetória mágica desde que chegou ao UFC. De 2021 até o atual momento, o brasileiro se tornou campeão de duas categorias de peso diferentes e, com um carisma natural, ‘furou a bolha’ dos esportes de combate e se tornou um ícone nacional, assim como Aldo fez.

Cards centenários do UFC já reuniram ícones brasileiros

Essa não é a primeira vez que Poatan luta no mesmo evento de outra estrela do MMA brasileiro. Aldo, muito menos. Entretanto, quando ocorreu isso no passado, a dupla competiu ao lado de ícones que viveram seus respectivos auges mais próximos dos seus, sem algumas gerações de diferença. Neste cenário, por exemplo, destacam-se os mais recentes cards centenários do Ultimate: o UFC 200 e o UFC 300.

Em 2016, no UFC 200, Aldo teve a oportunidade de lutar no mesmo show que Anderson Silva, ex-campeão peso-médio (84 kg) e Amanda Nunes, ex-bicampeã da empresa e apontada como a ‘GOAT’ do MMA feminino. À época, o Rei do Rio desbancou Frankie Edgar e reconquistou o cinturão peso-pena da companhia. Quase uma década depois, já em 2024, Poatan competiu no UFC 300 ao lado de Charles Do Bronx, ex-campeão peso-leve (70 kg) e um dos lutadores brasileiros mais populares que já pisaram no octógono.

Sem tempo a perder

Tanto Aldo, já membro do Hall da Fama do UFC, e Poatan, provável futuro integrante do seleto grupo, buscam aumentar ainda mais seus respectivos legados nas artes marciais mistas. Para isso, a dupla corre contra o tempo, já que estão próximos da faixa dos 40 anos. Alex Pereira admitiu, inclusive, que se mantém bastante frequente no octógono do Ultimate porque tem discernimento de que não tem muito tempo hábil restante em sua carreira. O mesmo pode ser dito para Aldo. Desta forma, o que resta aos fãs brasileiros é aproveitar noites de gala como essa que estão por vir e apreciar os ídolos de diferentes gerações do MMA nacional.

Matérias Recentes

Lesionado, Carlos Prates revela que recusou lutas com Rakhmonov e Vicente Luque no UFC 310

Com quatro lutas e quatro vitórias por nocaute em 2024, Carlos Prates teve uma das…

19/12/2024

Após derrota no UFC Tampa, Colby Covington é eliminado em torneio de poker da WSOP

Colby Covington colecionou derrotas no último final de semana. Depois de ser superado por Joaquin…

19/12/2024

Khabib pede por aposentadoria de lendas do MMA

Em 2020, em Abu Dhabi (EAU), Khabib Nurmagomedov finalizou Justin Gaethje e decidiu se aposentar…

19/12/2024

Com três estreantes, UFC anuncia ‘pacotão’ de brasileiros em ação no primeiro card de 2025

A temporada de 2024 do UFC foi recheada de emoções e grandes momentos para os…

19/12/2024

Beneil Dariush admite que luta contra Moicano no UFC 311 pode definir aposentadoria

No dia 18 de janeiro de 2025, Beneil Dariush deve definir seu futuro nos esportes…

19/12/2024

Em má fase, Adesanya é derrubado em treino e preocupa fãs para luta no UFC; veja

Israel Adesanya já era visto com certa desconfiança pela comunidade do MMA para sua próxima…

18/12/2024