Siga-nos
Chan Sung Jung saúda o público no UFC Singapura.
Chan Sung Jung atuou pelo UFC entre 2011 e 2023 - Nicholas Damien Goh/ Ag Fight

UFC

Adeus! Zumbi Coreano é nocauteado por Max Holloway e anuncia aposentadoria

Chegou ao fim a carreira do ‘Zumbi Coreano’ – um dos grandes nomes do peso-pena (66 kg) do Ultimate na última década. Neste sábado (26), pela luta principal do UFC Singapura, Chan Sung Jung foi nocauteado pelo ex-campeão Max Holloway e anunciou sua aposentadoria após o revés uma possibilidade que o próprio veterano lutador asiático cogitava na semana pré-evento.

Desde a entrada de Chan Sung Jung no palco do UFC Singapura – ao som da música ‘Zombie’, banda ‘The Cranberries’ – a emoção que tomou conta do público presente e do próprio veterano parecia antecipar a despedida do lutador. Durante o combate, o Zumbi Coreano até mostrou garra e vontade para vencer seu compromisso, mas não foi páreo para o ex-campeão da divisão dos penas.

Em uma tentativa corajosa – ainda que imprudente -, o Zumbi Coreano partiu para cima do havaiano no início do terceiro período e acabou atingido por uma bomba de direita, caindo nocauteado. Ao final, com a ajuda de um tradutor, o Chan Sung Jung foi entrevistado por Michael Bisping e anunciou o fim de sua carreira – como gesto final, o asiático retirou suas luvas e as colocou no centro do octógono, bastante emocionado.

O Zumbi Coreano deixa o esporte com um cartel de 17 vitórias e oito derrotas como profissional. No UFC, onde atuava desde 2011, o veterano, de 36 anos, chegou a disputar o título dos penas duas vezes, mas foi derrotado em ambas ocasiões, por José Aldo e Alexander Volkanovski.

A luta

Disputado inteiramente em pé, o primeiro round teve Holloway levando vantagem nos golpes à distância. Por sua vez, o Zumbi Coreano conseguia acertar o havaiano com perigosos socos quando encurtava a distância.

O começo do segundo round foi eletrizante. Um golpe do ex-campeão levou Chan Sung Jung à lona. No chão, Holloway encaixou um triângulo de mão e quase encerrou o confronto, mas, fazendo jus ao apelido, o Zumbi Coreano defendeu a posição. Recuperado, o asiático sobreviveu ao momento difícil e terminou o round partindo para a trocação franca.

Chan Sung Jung voltou para o terceiro assalto disposto a partir para cima e apostar na trocação franca, para delírio da torcida. Porém, com a guarda aberta, o Zumbi Coreano foi atingido por um gancho de direita certeiro aplicado pelo havaiano e caiu de cara no chão, obrigando o árbitro Marc Goddard a intervir e encerrar o duelo.

Confira os resultados do UFC Singapura:

Max Holloway venceu Chan Sung Jung por nocaute;
Anthony Smith venceu Ryan Spann por decisão divida dos juízes;
Giga Chikadze venceu Alex Caceres por decisão unânime dos juízes;
Rinya Nakamura venceu Fernie Garcia por decisão unânime dos juízes;
Erin Blanchfield venceu Taila Santos por decisão unânime dos juízes;
Junior Tafa venceu Parker Porter por nocaute;
Waldo Cortes-Acosta venceu Lukasz Brzeski por nocaute;
Garrett Armfield venceu Toshiomi Kazama por nocaute técnico;
Michal Oleksiejczuk venceu Chidi Njokuani por nocaute técnico;
Song Kenan venceu Rolando Bedoya por decisão unânime dos juízes;
Billy Goff venceu Yusaku Kinoshita por nocaute técnico;
JJ Aldrich venceu Liang Na por nocaute técnico;
Seung Woo Choi venceu Jarno Errens por decisão unânime dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC