Tudo parecia caminhar para o duelo entre Israel Adesanya e Dricus Du Plessis ser confirmado pelo UFC como a próxima disputa de título do peso-médio (84 kg), atualmente sob domínio do nigeriano. Porém, aparentemente, o sul-africano não estará apto fisicamente para desafiar o campeão na edição de número 293, programada para acontecer no dia 10 de setembro, em Sydney (AUS), evento que deve ter ‘Izzy’ como atração principal. E quem pode ser beneficiado com o ‘title shot’ é Sean Strickland.
Em uma publicação feita no seu perfil oficial do ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui), Adesanya revelou a notícia sobre a suposta impossibilidade de Du Plessis enfrentá-lo em setembro e, imediatamente, convocou Strickland para assumir o posto de próximo desafiante ao seu cinturão. Irritado com a situação, especialmente após já ter iniciado a campanha de promoção da disputa contra o sul-africano antes mesmo da confirmação oficial do combate entre eles, o campeão peso-médio do UFC não poupou críticas e xingamentos ao rival.
“Não sei nem como começar isso, mas Dricus DuPussy, seu covarde de m***. ‘Oh, ele só tinha que calçar as luvas, eu estava pronto para lutar novamente’. Não você não estava. Você é uma p***. É por isso que você não está pegando essa luta. Seu pé está doendo. Meu joelho estava machucado na minha última luta. Adivinha só? Eu apareci, porque é isso que uma p*** de um campeão faz. Campeões, (são) diferentes. (…) Eu vou lutar em Sydney. Não ligo contra quem. Dickless DuPussy, vai se f***. Você está fora. Strickland, você está dentro“, esbravejou Izzy.
Rivalidade entre Adesanya e DuPlessis
A rivalidade entre Israel Adesanya e Dricus Du Plessis cresceu nos últimos tempos. Paralelamente aos bons resultados conquistados dentro do octógono, o sul-africano chamou a atenção do campeão através de provocações – principalmente questionando a legitimidade de Izzy como africano, tendo em vista que, apesar de ter nascido no continente, o nigeriano se mudou para a Nova Zelândia há muitos anos, onde ainda reside e treina. Após intensas trocas de farpas, ‘Stillknocks’ parecia ter sacramentado sua posição como desafiante após nocautear o ex-campeão da divisão Robert Whittaker, no UFC 290, no último dia 8 de julho.
Depois do triunfo do sul-africano, Adesanya, que estava na plateia do evento realizado em Las Vegas (EUA) subiu no octógono para a tradicional encarada – uma estratégia promocional muito utilizada nos esportes de combate para aumentar o interesse dos fãs pela disputa. O momento foi intenso, com provocações de ambos os lados e a ‘promessa’ de resolverem suas desavenças dentro do cage, o que agora não parece que vai ser o caso, ao menos no futuro próximo.
Sean Strickland como desafiante
Por outro lado, Sean Strickland – caso seja confirmado como próximo desafiante ao cinturão de Israel Adesanya no UFC – chegará para a disputa de forma inusitada. Longe de ser um dos favoritos à vaga, o americano – único do top 6 do ranking peso-médio a nunca ter enfrentado o nigeriano – vem de uma sequência de duas vitórias seguidas, sobre atletas de menor expressão, mas traz – além do ineditismo – componentes que podem agregar valor à disputa, como sua personalidade excêntrica e um histórico de ‘trash talk’ bem-sucedido contra Izzy.