Siga-nos

UFC

Israel Adesanya tenta fazer história em card com três disputas de títulos do UFC

Enfim, chegou a hora da verdade. Desde sua montagem, o UFC 259, evento que acontece neste sábado (6), em Las Vegas (EUA), se tornou um dos shows mais aguardados pela comunidade do MMA. Não à toa, a atração é liderada pela superluta entre os campeões Israel Adesanya e Jan Blachowicz – assim que anunciou o duelo entre os campeões do peso-médio (84 kg) e dos meio-pesados (93 kg), o evento garantiu atenção especial por parte dos fãs para o nigeriano.

Afinal, o encontro entre os soberanos de suas respectivas categorias marca a estreia de Israel Adesanya na nova divisão e também a primeira defesa de título de Jan Blachowicz. Embate este que, por si só, apresenta peculiaridades. De um lado, Adesanya é mais jovem, leve, rápido e possui uma trocação técnica e versátil. Do outro, Blachowicz é um lutador de MMA completo, já que além de bom nível na luta em pé é faixa-preta de jiu-jitsu, possui força, poder de nocaute e vai atuar em seu peso original.

Outro dado interessante é que o polonês está acostumado a enfrentar atletas dos médios que se aventuram na divisão. Em seu histórico, ‘Prince of Cieszyn’ perdeu para Thiago ‘Marreta’ e venceu Luke Rockhold e Ronado ‘Jacaré’, todos com passagens pela categoria até 84 kg. Como Adesanya e Blachowicz também são rivais de Jon Jones, a imprensa especializada especula que o vencedor da superluta possa desafiar ‘Bones’ para um futuro embate.

Na mesma noite, além do duelo válido pelo título dos meio-pesados (93 kg), Amanda Nunes e Petr Yan colocam os cinturões do peso-pena (66 kg) e do peso-galo (61 kg) em jogo contra Megan Anderson e Aljamain Sterling, respectivamente.

Campeã do peso-galo e do peso-pena, Amanda Nunes atua com frequência pelo UFC e busca defender o cinturão da divisão mais pesada pela segunda vez. Por tudo que conquistou no MMA, a ‘Leoa’ é apontada como ampla favorita nas casas de apostas para o duelo, porém se engana quem pensa que a desafiante não possui recursos para complicar a disputa.

A australiana é conhecida no esporte por conta de seu porte físico e também pelo bom nível na trocação. Mesmo sendo a grande zebra do card, Megan mostrou confiança e indicou que tem o que é preciso para destronar a número um e chocar o mundo.

Por sua vez, a representante da ‘American Top Team’ se mostra confortável tanto na trocação, quanto no grappling, e tal versatilidade confunde as desafiantes. Não à toa, a ‘Leoa’ está próxima de completar cinco anos de seu primeiro cinturão conquistado, o que somado aos triunfos contra grandes nomes da modalidade, fez surgir rumores de que ela poderia anunciar sua aposentadoria em breve – na coletiva com os jornalistas antes do show, a brasileira negou a hipótese.

A primeira disputa de título do UFC 259 coloca frente a frente Petr Yan, campeão do peso-galo (61 kg) e Aljamain Sterling, desafiante da categoria. O encontro entre os rivais é o que apresenta o clima mais pesado, já que a dupla, constantemente, se ataca pelas redes sociais ou em entrevistas. De acordo com Dana White, essa animosidade entre as partes aumentou o hype em torno do combate.

Essa será a primeira defesa de cinturão do russo, que, sempre que pode, minimiza a qualidade do oponente. Por outro lado, o americano indicou que o adversário não lhe convenceu e prometeu mostrar que o desafeto só ocupou o lugar mais alto da divisão até sua chegada. O choque entre os atletas é um duelo de estilos, no qual Yan aposta na trocação e Sterling se destaca pelo grappling. Para Dana, o embate representa bem a atual fase dos galos, já que os protagonistas do encontro são jovens e famintos.

Confira o card completo do evento:

Jan Błachowicz vs Israel Adesanya
Amanda Nunes vs Megan Anderson
Petr Yan vs Aljamain Sterling
Islam Makhachev vs Drew Dober
Thiago ‘Marreta’ vs Aleksandar Rakic
Dominick Cruz vs Casey Kenney
Song Yadong vs Kyler Phillips
Joseph Benavidez vs Askar Askarov
Rogério Bontorin vs Kai Kara-France
Tim Elliott vs Jordan Espinosa
Kennedy Nzechukwu vs Carlos Ulberg
Sean Brady vs Jake Matthews
‘Livinha’ Souza vs Amanda Lemos
Uros Medic vs Aalon Cruz
Mario Bautista vs Trevin Jones

Mais em UFC