UFC

Adesanya explica como dominou jogo mental antes da disputa com ‘Borrachinha’

Em um dos confrontos mais aguardados dos últimos tempos e repleto de rivalidade e provocações de ambos os lados, o jogo mental poderia influenciar de forma fundamental no resultado final. E, de acordo com Israel Adesanya, o seu domínio neste aspecto do duelo contra Paulo ‘Borrachinha’ refletiu dentro do octógono no sábado (26), na luta principal do UFC 253, ao dominar as ações e superar com facilidade o brasileiro, mantendo o cinturão peso-médio (84 kg) da liga.

Na coletiva de imprensa logo após o UFC 253, o nigeriano detalhou como, durante toda a semana pré-evento, os encontros esporádicos com ‘Borrachinha’ o fizeram ampliar sua confiança em si mesmo e plantar a semente da dúvida na cabeça do desafiante. De acordo com Adesanya, até mesmo o comportamento do brasileiro na encarada após a pesagem oficial serviu para lhe mostrar como seria a sua postura dentro do octógono no dia seguinte.

“Sim, basicamente. Eu disse a vocês. Uma coisa que eu tenho que dizer é que os ‘especialistas’, os especialistas em análise de corpo, eu achei engraçado como todo mundo estava tipo: ‘Oh meu Deus, ele está na cabeça de Izzy’. Irmão, durante toda a semana o que eu fiz foi construir um condomínio em frente ao mar no Rio de Janeiro dentro da cabeça dele. Desde o primeiro encontro, eu o encontrei e eu sabia: ‘Bom, não há câmeras, não tem nada, e ele não mantém aquela mesma energia’. E eu soube ali. E na praia, estava quente, e ele tinha seus pequenos ‘Porrachinhas’, sua galera de menininhas malvadas, que estava aplaudindo tudo que ele dizia e rindo, e eu estava tipo: ‘Você trouxe uma claque com você?’. Foi engraçado para mim”, destacou Izzy, antes de relembrar a desavença na pesagem.

“E na pesagem, na hora da encarada, eu sabia o que ele ia fazer. Eu sabia que ele tinha uma faixa-preta embaixo da camisa e sabia que ele ia tentar me entregar uma faixa-branca. E eu sei que isso foi obra daquele pequeno gremlin (Eric Albarracin), daquele pequeno Smeagol. E ele tentou jogar na minha cara e eu tirei com minha mão esquerda e joguei na cara dele com a direita. E eu sabia que ele ia fazer a mesma coisa, ele ficou tipo: ‘Venha, fique aqui, venha’. E eu sabia que se eu andasse em direção a ele e o encarasse, ele iria me empurrar. Eu estou dez passos a frente, eu disse a vocês, vocês acham que essas são só palavras. Eu estava dez passos a frente. Então, eu soube quando ele fez isso que ele faria a mesma coisa na luta, eu disse ao meu treinador. E ele fez a mesma coisa no cage. Ele tentou fingir que eu estava correndo, ficou de palhaçada. Então, eu fui humilde essa noite”, concluiu.

Com o triunfo na luta principal do UFC 253, realizado na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), Israel Adesanya mantém o cinturão peso-médio da entidade e permanece invicto em sua carreira no MMA profissional, agora com 20 vitórias, sendo 15 por nocaute. Por sua vez, o brasileiro Paulo ‘Borrachinha’ adicionou a primeira derrota ao seu cartel, além de perder a oportunidade de trazer de volta para o Brasil o título da divisão até 84 kg do Ultimate, que por muitos anos pertenceu a Anderson Silva.

Matérias Recentes

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024

Khalil Rountree Jr relembra que “ficou cego” após receber golpe de Alex Poatan no UFC 307

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, Alex Pereira e Khalil Rountree…

22/11/2024

Algoz de Alex Poatan é suspenso após falhar em exame antidoping mesmo sem lutar no Contender; entenda

Conhecido por dar para Alex 'Poatan' sua primeira derrota no MMA, Quemuel Ottoni não vai…

22/11/2024

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024