O UFC 305 não foi bom para Israel Adesanya, No evento realizado no último sábado (17), na Austrália, o nigeriano, fora de ação desde setembro, fez seu tão aguardado retorno ao octógono, mas acabou finalizado por Dricus du Plessis, campeão do peso-médio (84 kg), no quarto round. Ao perder duas lutas seguidas pela primeira vez na carreira, o veterano prega cautela quanto ao seu futuro no MMA.
Após a luta, Adesanya tirou as luvas e fez parte da comunidade do MMA imaginar que iria anunciar sua aposentadoria, mas, no octógono e na coletiva de imprensa pós-UFC 305, negou o adeus ao esporte. Inclusive, o nigeriano, mesmo derrotado pela segunda vez seguida, aprovou sua performance contra o campeão sul-africano, ao contrário da que apresentou diante de Sean Strickland.
No octógono, o ex-campeão dos médios do UFC esbanjou técnica na trocação e deixou Dricus desconfortável no setor. Como se mostrou competitivo, Adesanya já expressou o interesse em enfrentar o carrasco novamente, mas descartou qualquer chance do acerto de contas acontecer de forma imediata.
“Eu não estou desesperado para fazer essa luta novamente. Quem sabe o que acontece. A vida é passageira. Du Plessis pode nunca mais voltar se algo acontecer. Tento encarar cada luta, cada momento como se fosse o último. Só tirei as luvas porque estavam apertadas. Ele tem uma cabeça dura. Dei socos nele, então minhas mãos ficaram um pouco doloridas. Foi por isso, não é nada sobre me aposentar. Não vou embora até que eu queira ir embora”, declarou o atleta.
Sem previsão de retorno
Além de negar o interesse em disputar a revanche imediata com Dricus, Adesanya adianta que vai demorar para voltar a competir. Derrotado novamente no UFC, o nigeriano deixou claro que só voltará ao octógono quando estiver em perfeita condição de executar seu jogo físico, mental e técnico. Apesar de ter aprovado sua atuação no show, o veterano admite que ainda há espaço para evoluir em todas as áreas de luta.
“Estou apenas sendo eu. Só quero continuar melhorando. Quero melhorar no meu grappling. Vocês não conhecem meu conjunto de habilidades, mas vou melhorar. Até mesmo na trocação, vou melhorar nisso de novo. Não será como me ver em três meses, como de costume. Então, aproveitem enquanto eu estiver aqui, porque vocês sentirão minha falta quando eu não estiver mais aqui”, concluiu o lutador.
Registro de Adesanya no MMA
Israel Adesanya, de 35 anos, é um dos maiores e melhores lutadores de MMA da atualidade. O ex-campeão do peso-médio estreou no UFC em 2018 e defendeu o título da categoria em cinco oportunidades. No esporte, o nigeriano construiu um cartel composto por 24 vitórias e quatro derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Alex ‘Poatan’, Anderson Silva, Derek Brunson, Jared Cannonier, Kelvin Gastelum, Marvin Vettori (duas vezes), Paulo ‘Borrachinha’, Robert Whittaker (duas vezes) e Yoel Romero.