UFC

Adesanya deixa rivalidade de lado e destaca importância de Whittaker para o MMA

Israel Adesanya possui rivalidade com diversos lutadores, mas a maior delas é com Robert Whittaker. Mas, apesar do clima hostil para a revanche entre os tops do peso-médio (84 kg) do UFC, válida pelo título da divisão e que acontece neste sábado (12), em Houston (EUA), o campeão da categoria reconhece o valor do desafiante ao seu cinturão.

Em entrevista à rede de TV canadense ‘TSN’, Adesanya, que no pré-luta atacou Whittaker, ao minimizar sua evolução desde o primeiro duelo, realizado em 2019, e por afirmar que este não é uma boa pessoa, deu uma trégua. Mesmo tendo desavenças com o rival, o campeão do peso-médio do UFC não deixa a animosidade interferir em seu juízo e, como se baseia na razão, ressalta a importância que ‘The Reaper’ possui para o MMA, principalmente, na Oceania. Após uma passagem sem brilho pelos meio-médios (77 kg), o australiano decidiu se aventurar na categoria de cima e surpreendeu ao conquistar o cinturão dela. Sendo assim, o esporte passou a ser visto de forma diferente na Austrália e na Nova Zelândia e se tornou popular.

“Eu e ele não somos os melhores amigos, eu e Rob, mas o que ele fez pelas artes marciais mistas da Oceania, pelas artes marciais mistas australianas, foi fenomenal. Sua ascensão ao topo desde o ‘TUF’ até se tornar campeão dos médios deve ser aplaudida. Eu estava torcendo por ele e estava tipo, ‘Cara, você sabe que não importa, somos todos lutadores, somos todos caras no mesmo tipo de missão apenas tomando caminhos diferentes'”, enalteceu o campeão do UFC.

Robert Whittaker, de 31 anos, mudou de patamar no MMA ao trocar os meio-médios do UFC pelo peso-médio. Não à toa, o australiano se tornou campeão da categoria e ganhou uma nova oportunidade de disputar o título dela ao passar por Darren Till, Jared Cannonier e Kelvin Gastelum em sequência. Agora, ‘The Reaper’ ocupa o primeiro lugar na tabela de classificação, atrás apenas de Israel Adesanya, detentor do cinturão e seu carrasco. Além do trio mencionado, seus principais triunfos no esporte foram sobre Brad Tavares, Derek Brunson, Ronaldo ‘Jacaré’, Uriah Hall e Yoel Romero (duas vezes).

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025