Siga-nos
Israel Adesanya é uma estrela do UFC e do MMA
Rival histórico do brasileiro, Adesanya acredita na vitória de Poatan sobre Ankalaev no UFC 313 - Louis Grasse/PxImages

UFC

Adesanya aposta em vitória de Poatan por nocaute contra Ankalaev no UFC 313

No meio dos esportes de combate, poucas figuras de destaque conhecem tão a fundo Alex Pereira quanto Israel Adesanya. Afinal de contas, já foram quatro combates disputados entre os dois atletas, seja no kickboxing ou no MMA. Não à toa, às vésperas de lutas do brasileiro, o nigeriano costuma projetar como os confrontos, em sua visão, tendem a se desenrolar. E desta vez não foi diferente. Rival histórico de Poatan, ‘Izzy’ prevê o campeão dos meio-pesados (93 kg) saindo bem-sucedido da disputa contra Magomed Ankalaev, que lidera o UFC 313 deste sábado (8), em Las Vegas (EUA).

Através de uma análise compartilhada em seu próprio canal no Youtube, o ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate projetou um triunfo de Poatan via nocaute na parte final do combate – nos chamados ‘rounds de campeonato’. E para conseguir ‘apagar as luzes’ de Ankalaev, assim como fez com seus últimos adversários, o brasileiro precisa usar e abusar de uma marca característica dentro do octógono: os chutes nas pernas de seus oponentes. Por já ter sofrido na pele com esses ataques de Alex, Adesanya considera esse o ‘caminho das pedras’ para o sucesso do campeão.

Chutes na perna, vamos falar do elefante na sala. Isso será um fator nessa luta. Ele (Ankalaev) talvez precise virar um wrestler nessa luta. Ele vai buscar as quedas porque vai ser acertado nas pernas. Talvez esteja dando muito crédito aos chutes na panturrilha, mas tive experiência com isso e sei o quão efetivos são. Independente disso, vou apostar no Pereira por causa do momento, está em ótima fase. Quando se tem esse tamanho e poder, você confia muito nas suas habilidades. Acho que (a luta) será, chute na perna, chute na perna, cruzado de esquerda. Alex Pereira via nocaute, quarto ou quinto. Ele vai nocauteá-lo no quarto ou quinto round”, previu Israel.

Mudança de postura

Curiosamente, Adesanya costumava apostar suas fichas em vitórias dos oponentes de Poatan – postura que era até mesmo ironizada por alguns fãs, dado o retrospecto entre os dois. Entretanto, de uns tempos para cá, a rivalidade se tornou bem mais amistosa, com direito a, inclusive, promessas de parcerias e treinos em conjunto em breve. E coincidentemente ou não, desde então o nigeriano passou a prever triunfos de Alex em seus desafios no UFC.

Histórico da rivalidade

Ao todo, Adesanya e Poatan disputaram quatro lutas nos esportes de combate. No kickboxing, o brasileiro venceu o nigeriano duas vezes, por decisão e via nocaute. No MMA, pelo UFC, Alex destronou o nigeriano ao nocauteá-lo, em 2022, no quinto e último round. Mas, na revanche imediata, realizada em abril de 2023, Israel deu o troco, vencendo o rival pela primeira vez na carreira e da mesma forma, no segundo assalto. Apesar de ventilada, uma trilogia entre os dois dentro do Ultimate nunca saiu do papel.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC