Um dos atletas mais icônicos do jiu-jitsu teve seu legado devidamente reconhecido nesta terça-feira (26). Multicampeão na modalidade, Ronaldo Jacaré foi induzido ao Hall da Fama do ‘ADCC’ – torneio mais tradicional de ‘submission’ do mundo. No evento, o brasileiro também marcou época ao conquistar medalhas em três edições: 2003, 2005 e 2009 – duas de ouro e duas de prata. A cerimônia oficial com a devida homenagem será realizada em agosto de 2024, em Las Vegas (EUA).
Bicampeão mundial absoluto também pela IBJJF, Ronaldo Jacaré foi um dos principais representantes do jiu-jitsu a levar a arte suave com excelência para dentro dos octógonos do MMA. Na carreira dentro das artes marciais mistas, o brasileiro se sagrou campeão peso-médio (84 kg) do StrikeForce e permaneceu na elite da categoria dentro do UFC por anos.
“Hall da Fama do ADCC: Ronaldo Jacaré Souza. Medalha de prata até 88 kg em 2003. Medalha de ouro até 88 kg em 2005. Medalha de prata no absoluto em 2005. E medalha de ouro na superluta em 2009”, destacou o perfil oficial do ‘ADCC’ nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
Relembre as conquistas de Jacaré no ADCC
Competindo na categoria até 88 kg, Jacaré conquistou sua primeira medalha no ADCC em 2003, quando foi vice-campeão no duelo contra Saulo Ribeiro. Na edição seguinte, em 2005, Ronaldo se sagrou campeão de sua divisão de peso e beliscou a medalha de prata no absoluto – perdendo para Roger Gracie na decisão. Já em 2009, na tradicional ‘superluta’ do torneio, o brasileiro faturou mais um ouro para conta no embate com Robert Drysdale.