Submission

Gordon Ryan finaliza André Galvão e bate recordes no maior ADCC da história

Aos 27 anos, o americano Gordon Ryan caminha a passos largos para se tornar o maior lutador de grappling de todos os tempos. Neste domingo (18), em Las Vegas (EUA), o atleta voltou a demonstrar sua superioridade na luta agarrada para fazer história e quebrar recordes no ADCC, torneio mais tradicional de submission do planeta.

No combate principal da noite, Gordon finalizou o brasileiro André Galvão, competidor com o maior número de vitórias em superlutas na história do ADCC. Para isso, o americano começou por baixo, inventou o jogo e passou a guarda antes da metade dos 20 minutos previstos para o duelo.

Na segunda parte da disputa, quando os pontos passaram a ser contabilizados, Ryan pegou as costas e alternou tentativas de finalizações até obrigar André a desistir com um estrangulamento. Vitória importante que consolidou o momento do atleta, que já havia colecionado mais feitos no mesmo dia.

De acordo com as regras do evento, o vencedor da categoria absoluto de cada ano se classifica para fazer a superluta da próxima edição do show, que acontece de dois em dois anos, com o atual campeão do combate principal. Gordon, no entanto, mesmo tendo vencido o absoluto da edição passada, fez questão de competir também em sua categoria de peso.

Desta forma, ao invés de se apresentar apenas uma vez no tatame, o americano competiu em cinco oportunidades ao longo dos dois dias de torneio. Sem tomar conhecimento dos oponentes, o atleta finalizou quatro combates e anotou um triunfo por pontos. Assim, ‘The King’ se tornou o primeiro atleta a se tornar campeão em três divisões diferentes neste evento – até 88kg em 2017, até 99kg em 2019 e +99kg este ano. Soma-se à lista um título de absoluto e o triunfo na superluta.

Nada mal para o jovem de 27 anos que foi superado em apenas quatro oportunidades desde que recebeu a faixa preta de jiu-jitsu – todas elas para brasileiros, por sinal: Vinny Magalhães, Leandro Lo e Felipe Pena (em duas ocasiões).

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026