A nova atualização semanal dos rankings do UFC trouxe várias mudanças, mas a principal se deu na lista top 15 do peso-por-peso masculino. Nela, o australiano Alexander Volkanovski – campeão peso-pena (66 kg) – se beneficiou da derrota sofrida pelo nigeriano Kamaru Usman para assumir a liderança da classificação.
No último sábado (20), Usman foi nocauteado por Leon Edwards na luta principal do UFC 278, em Utah (EUA). Além do fim do seu reinado na divisão dos meio-médios (77 kg), o nigeriano também perdeu a primeira colocação no ranking peso-por-peso da organização, que classifica os atletas do plantel sem distinção de categoria. Agora, o africano passa a ocupar a quarta posição, atrás de Volkanovski, Israel Adesanya e Charles ‘Do Bronx’.
Por sua vez, Alexander Volkanovski assume o topo da classificação, mesmo sem lutar no último final de semana. O australiano – novo número um da lista – é agora o segundo campeão mais longevo do Ultimate entre os homens, atrás somente de Israel Adesanya, soberano do peso-médio (84 kg) e segundo colocado no ranking peso-por-peso, além de ser o detentor de cinturão com o maior número de defesas de título na ativa (5).
Outra importante mudança ocorreu no ranking do peso-galo (61 kg) masculino. O brasileiro José Aldo perdeu sua posição no top 3 da divisão para o georgiano Merab Dvalishvili, seu algoz no último sábado, quando ambos se enfrentaram pelo card do UFC 278. O ex-campeão dos penas, que, de acordo com seu rival, chegou a mencionar uma possível aposentadoria após o revés, ocupa agora o sexto lugar da classificação da categoria.