A atualização semanal do ranking do Ultimate veio com uma grande novidade. Após o anúncio de Jon Jones, que abdicou com cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC, a organização retirou o americano do posto de campeão da categoria.
A primeira vez que Jon Jones chegou ao posto mais alto da categoria aconteceu em 2011, quando derrotou o brasileiro Maurício ‘Shogun’. Após esse combate, o americano defendeu oito vezes seguidas seu cinturão, superando o recorde de Tito Ortiz, que tinha mantido seu título por cinco vezes seguidas. No entanto, com problemas fora do octógono, o lutador perdeu o posto de campeão em 2015.
Em 2017, o americano recuperou seu título, em nova vitória contra Daniel Cormier. No entanto, por ter falhado em exame antidoping, perdeu novamente o cinturão e viu seu triunfo ser revertido em ‘No Contest’ (luta sem resultado). Mais de um ano depois dessa apresentação, ‘Bones’ retornou para brigar pelo posto mais alto da divisão, que estava vago com a saída de Daniel Cormier. Neste duelo, o americano nocauteou Alexander Gustafsson e pôde ostentar novamente o título.
Depois desse combate, Jones fez mais três defesas, superando Anthony Smith, Thiago ‘Marreta’ e Dominick Reyes, esse último em fevereiro desse ano, quando venceu por por decisão unânime dos jurados. Desde então, o americano não atua e flerta com a possibilidade de migrar para a divisão dos pesos-pesados.