No último sábado (31), no card principal do UFC 325, em Sydney, Austrália, Maurício Ruffy nocauteou Rafael Fiziev no segundo assalto e, de quebra, ainda embolsou o bônus de ‘Performance da Noite’. Como um dos grandes destaques do evento numerado, o brasileiro teve seu desempenho devidamente reconhecido na mais recente atualização nos rankings da companhia. Em ascensão entre os pesos-leves (70 kg), o representante da ‘Fighting Nerds’ alcançou o top 10 da disputada categoria.
Anteriormente na 14ª colocação, Ruffy pegou o elevador e subiu cinco andares, despontando atualmente na nona posição da tabela de classificação. A subida consolida o posto do brasileiro na elite dos pesos-leves e sua busca por desafios ainda maiores na organização. Por sua vez, Rafael Fiziev perdeu dois postos e caiu da nona para a 11ª posição da categoria.
Outro confronto que reforçou o card principal também agitou a parte de cima do ranking dos pesos-leves. Após desbancar Dan Hooker via nocaute técnico no segundo round, Benoit St-Denis chegou ao top 5 da categoria. Anteriormente, o francês era o oitavo colocado. Por sua vez, ‘The Hangman’, como o neozelandês é conhecido, saiu de sexto, justamente para a oitava posição.
Xicão avança nos pesados
Outro brasileiro além de Ruffy a ter o braço erguido no show numerado, Tallison Teixeira ganhou mais espaço entre os pesos-pesados. Após derrotar Tai Tuivasa na decisão unânime dos juízes, ‘Xicão’, como o gigante é conhecido, saiu de 15º para a 11ª colocação. Já ‘Bam Bam’, sua mais recente vítima, despencou da 12ª para a 15ª colocação e complicou ainda mais sua situação na empresa – já são seis reveses consecutivos.
Volkanovski amplia legado
Aos 37 anos, Alexander Volkanovski segue fazendo história. Após dominar Diego Lopes na luta principal do UFC 325, o australiano não só manteve o posto de campeão peso-pena (66 kg), mas como avançou no ranking peso-por-peso da entidade. ‘The Great’, como o veterano é conhecido, subiu da quinta para a quarta posição na listagem que independe de categoria de peso, deixando Alex ‘Poatan’ para trás. À sua frente agora só estão Khamzat Chimaev (3º), Ilia Topuria (2º) e Islam Makhachev (1º).
Dupla retirada do ranking
A mais recente atualização dos rankings também contou com movimentações além do UFC 325. Suspensa por nove meses por doping, a brasileira Iasmin Lucindo foi retirada do top 15 do peso-palha (52 kg). Sendo assim, as atletas que estavam atrás da jovem ganharam uma posição. Já nos meio-médios (77 kg), o invicto Shavkat Rakhmonov foi retirado do ranking após um longo período afastado dos octógonos motivado por uma série de lesões e cirurgias. Sem prazo para voltar à ativa, o atleta cazaque deu espaço para outros competidores na listagem.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok