Ranking

Tony Ferguson é retirado do ranking peso-leve do UFC após sete anos presente

Durante muito tempo, Tony Ferguson figurou entre os principais lutadores do peso-leve (70 kg) do UFC, mas agora, na pior fase de sua carreira, o americano deixa de fazer parte da elite da categoria. Pela primeira vez em mais de sete anos, ‘El Cucuy’ ficou de fora do ranking do top 15 da divisão até 70 kg do Ultimate, como confirmou a mais recente atualização semanal da lista.

Ex-campeão interino da categoria, o lutador de 38 anos perdeu os últimos cinco confrontos disputados dentro do octógono do Ultimate. Mais do que os resultados negativos, Ferguson mostrou nestas lutas claros sinais de declínio físico e técnico. Curiosamente, a retirada do veterano do ranking peso-leve chega uma semana após a saída de outro grande nome da categoria da lista, o ex-campeão Conor McGregor.

A vaga deixada por ‘El Cucuy’ no ranking dos leves foi ocupada por Drew Dober, que se destacou no UFC Vegas 66, realizado no último sábado (17), conquistando uma expressiva vitória sobre Bobby Green. O triunfo foi o terceiro consecutivo do lutador nesta temporada, todos eles através de nocaute.

Vencedor da 13ª temporada do reality show ‘The Ultimate Fighter’, Ferguson entrou no ranking peso-leve do UFC em 2015, após uma vitória por finalização sobre o brasileiro Gleison Tibau, em meio a uma sequência positiva que chegou a 12 triunfos, mas nunca foi coroada com uma disputa pelo título linear da categoria, por diversas razões.

Visto por muitos, à época do seu auge, como a principal ameaça ao reinado do russo Khabib Nurmagomedov na divisão até 70 kg do Ultimate, Ferguson nunca teve a oportunidade de medir forças dentro do cage com o ex-campeão. O aguardado duelo entre eles chegou a ser marcado pelo UFC cinco vezes, mas foi cancelado em todas as ocasiões por diferentes motivos.

A longa sequência de vitórias do americano foi interrompida em maio de 2020, em sua segunda disputa pelo cinturão interino da divisão até 70 kg do UFC, quando foi nocauteado por Justin Gaethje. Desde então, Ferguson acumulou mais quatro derrotas, para Charles ‘Do Bronx’, Beneil Dariush, Michael Chandler e Nate Diaz.

Sua vitória mais recente veio em 2019, contra o agora aposentado Donald Cerrone, no UFC 238. Mesmo diante da pior fase de sua carreira, Tony Ferguson já negou publicamente que pense em pendurar as luvas neste momento. Resta saber até quando o veterano manterá sua convicção.

Matérias Recentes

Sensação do UFC, Carlos Prates abre o jogo sobre infância turbulenta: “Perdi amigos para o crime”

Em menos de um ano e com somente quatro lutas disputadas na organização, Carlos Prates…

22/11/2024

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024

Khalil Rountree Jr relembra que “ficou cego” após receber golpe de Alex Poatan no UFC 307

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, Alex Pereira e Khalil Rountree…

22/11/2024

Algoz de Alex Poatan é suspenso após falhar em exame antidoping mesmo sem lutar no Contender; entenda

Conhecido por dar para Alex 'Poatan' sua primeira derrota no MMA, Quemuel Ottoni não vai…

22/11/2024