Ranking

Tony Ferguson é retirado do ranking peso-leve do UFC após sete anos presente

Durante muito tempo, Tony Ferguson figurou entre os principais lutadores do peso-leve (70 kg) do UFC, mas agora, na pior fase de sua carreira, o americano deixa de fazer parte da elite da categoria. Pela primeira vez em mais de sete anos, ‘El Cucuy’ ficou de fora do ranking do top 15 da divisão até 70 kg do Ultimate, como confirmou a mais recente atualização semanal da lista.

Ex-campeão interino da categoria, o lutador de 38 anos perdeu os últimos cinco confrontos disputados dentro do octógono do Ultimate. Mais do que os resultados negativos, Ferguson mostrou nestas lutas claros sinais de declínio físico e técnico. Curiosamente, a retirada do veterano do ranking peso-leve chega uma semana após a saída de outro grande nome da categoria da lista, o ex-campeão Conor McGregor.

A vaga deixada por ‘El Cucuy’ no ranking dos leves foi ocupada por Drew Dober, que se destacou no UFC Vegas 66, realizado no último sábado (17), conquistando uma expressiva vitória sobre Bobby Green. O triunfo foi o terceiro consecutivo do lutador nesta temporada, todos eles através de nocaute.

Vencedor da 13ª temporada do reality show ‘The Ultimate Fighter’, Ferguson entrou no ranking peso-leve do UFC em 2015, após uma vitória por finalização sobre o brasileiro Gleison Tibau, em meio a uma sequência positiva que chegou a 12 triunfos, mas nunca foi coroada com uma disputa pelo título linear da categoria, por diversas razões.

Visto por muitos, à época do seu auge, como a principal ameaça ao reinado do russo Khabib Nurmagomedov na divisão até 70 kg do Ultimate, Ferguson nunca teve a oportunidade de medir forças dentro do cage com o ex-campeão. O aguardado duelo entre eles chegou a ser marcado pelo UFC cinco vezes, mas foi cancelado em todas as ocasiões por diferentes motivos.

A longa sequência de vitórias do americano foi interrompida em maio de 2020, em sua segunda disputa pelo cinturão interino da divisão até 70 kg do UFC, quando foi nocauteado por Justin Gaethje. Desde então, Ferguson acumulou mais quatro derrotas, para Charles ‘Do Bronx’, Beneil Dariush, Michael Chandler e Nate Diaz.

Sua vitória mais recente veio em 2019, contra o agora aposentado Donald Cerrone, no UFC 238. Mesmo diante da pior fase de sua carreira, Tony Ferguson já negou publicamente que pense em pendurar as luvas neste momento. Resta saber até quando o veterano manterá sua convicção.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025