Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Ranking

Sem lutar há um ano, Cláudia Gadelha é retirada do ranking peso-palha do UFC

Afastada dos octógonos há mais de um ano, Cláudia Gadelha não faz mais parte do ranking peso-palha (52 kg) do UFC. A ex-desafiante ao título da divisão, que ocupava a sétima posição na classificação, foi retirada da lista top 15, provavelmente em função do longo período de inatividade.

Um dos nomes mais conhecidos do MMA feminino, Gadelha não luta desde novembro do ano passado, quando foi superada pela chinesa Yan Xiaonan, por pontos. No lugar da lutadora potiguar, o UFC incluiu outra atleta brasileira no ranking peso-palha: a paulista Ariane ‘Sorriso’ Carnelossi.

Após estrear no UFC com derrota para Angela Hill, em setembro de 2019, ‘Sorriso’ se recuperou e venceu seus dois compromissos seguintes, diante de Na Liang e Istela Nunes, ambos pela via rápida. A paulista entra no ranking peso-palha do Ultimate na 15ª colocação, enquanto todas as atletas que estavam atrás de Gadelha na lista ganham uma posição com a saída da ex-desafiante.

Oriunda do jiu-jitsu, Cláudia Gadelha estreou no MMA profissional em 2008 e se manteve invicta na modalidade por 12 lutas, perdendo seu primeiro combate apenas em dezembro de 2014, em seu segundo compromisso pelo UFC, para Joanna Jedrzejczyk, na decisão dividida dos juízes. A potiguar teve a chance de se vingar da polonesa em julho de 2016, em disputa válida pelo cinturão peso-palha do Ultimate, mas acabou mais uma vez superada pela lutadora europeia, novamente por pontos.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Ranking