Ranking

Merab Dvalishvili alcança o top 5 peso-por-peso do UFC; Makhachev segue no topo

O top 5 do ranking peso-por-peso do UFC tem um novo membro: Merab Dvalishvili. Na mais recente atualização da lista, o georgiano, campeão dos galos (61 kg), subiu dois degraus e agora aparece na quinta colocação na tabela de classificação que engloba os melhores lutadores da companhia, independentemente das categorias nas quais eles competem, e que é liderada por Islam Makhachev, soberano dos leves (70 kg).

Com a subida de Merab, quem perdeu a vaga entre os cinco melhores lutadores peso-por-peso do Ultimate foi o americano de ascendência palestina Belal Muhammad, dono do cinturão meio-médio (77 kg) da liga, que agora é o nº 6 da lista. O sul-africano Dricus du Plessis, campeão dos médios (84 kg) foi o outro atleta superado pelo georgiano no ranking.

O russo Islam Makhachev segue no topo da lista. No sábado, o atleta do Daguestão voltou ao octógono e colocou seu cinturão até 70 kg em jogo contra Renato Moicano, na luta principal do UFC 311, e superou o desafio sem sustos, com uma vitória por finalização ainda no primeiro round.

A promoção ao top 5 chega após Dvalishvili fazer sua primeira defesa de título. No último sábado (18), o campeão dos galos levou a melhor sobre o russo Umar Nurmagomedov na co-luta principal do UFC 311, na Califórnia (EUA), e manteve o cinturão sob sua posse. Com isso, Merab alcançou também sua 12ª vitória consecutiva no octógono mais famoso do mundo.

Vaga no top 15 dos leves

Quem também ganhou aproveitou bem a oportunidade de lutar no UFC 311, no último sábado, foi Grant Dawson. Com uma vitória convincente sobre o brasileiro Diego Ferreira, na decisão unânime dos juízes, o americano conseguiu garantir uma vaga no ranking dos pesos-leves (70 kg), onde ocupa agora a 15ª posição.

Queda de Hill

Já o ex-campeão meio-pesado (93 kg) Jamahal Hill sofreu uma queda no ranking da categoria. Nocauteado por Jiri Prochazka no card principal do UFC 311, o americano caiu uma posição na lista da divisão e deixou de fazer parte do top 3, agora ocupando o 4º lugar na tabela de classificação.

Argentina em ascensão

Já Ailín Pérez segue sua ascensão no ranking peso-galo feminino do Ultimate. Depois de derrotar a brasileira Karol Rosa no sábado e alcançar sua quinta vitória seguida no UFC, a argentina ganhou duas posições na nova atualização e agora ocupa o 11º lugar no top 15 até 61 kg da entidade.

Matérias Recentes

Campeão da PFL e pupilo de Khabib, russo recebe um ano de suspensão por doping

Outro grande nome do MMA profissional foi flagrado pela política antidoping na última quarta-feira (17).…

18/12/2025

Aos 50 anos, Anderson Silva descarta aposentadoria: “A luta é o meu ar”

Em junho de 2024, na luta principal da primeira edição do ‘Spaten Fight Night’, Anderson…

18/12/2025

Jacqueline Cavalcanti explica importância de Cris Cyborg em sua carreira: “Mudou minha vida”

Aos 40 anos de idade, Cristiane Justino segue no mais alto nível de rendimento, sendo…

18/12/2025

Jake Paul esbanja confiança antes de luta contra ex-campeão mundial de boxe: “Sou melhor”

Às vésperas do que promete ser o maior desafio de sua carreira, a postura de…

18/12/2025

Mark Zuckerberg leva tapa na cara de ex-campeão do UFC durante sparring; veja

Mark Zuckerberg já se mostrou, inúmeras vezes, um grande entusiasta das artes marciais. E prova…

17/12/2025

Fim da linha! Ricardo Carcacinha é retirado do plantel de lutadores do UFC

O Esquadrão Brasileiro no UFC perdeu um de seus representantes na reta final da temporada…

17/12/2025