Ranking

Marlon Moraes perde posições no ranking dos galos; brasileiras sobem no peso-palha

A atualização semanal do ranking do Ultimate trouxe mudanças significativas em algumas categorias, afetando direta ou indiretamente alguns atletas brasileiros. Nocauteado por Cory Sandhagen no segundo round da luta principal do UFC ‘Fight Island 5’, no último sábado (10), Marlon Moraes viu o resultado negativo refletir na nova classificação da divisão dos galos (61 kg). Já as lutadoras do Brasil do peso-palha (52 kg) tiveram uma boa surpresa.

Antigo primeiro colocado no ranking peso-galo, Marlon foi superado por Aljamain Sterling, provável próximo desafiante ao título da categoria, e pelo seu algoz Cory Sandhagen na lista top 15. O brasileiro agora ocupa a terceira posição na classificação, se distanciando de um ‘title shot’.

Enquanto isso, cinco brasileiras foram beneficiadas pela retirada do nome de Tatiana Suarez do ranking peso-palha do UFC. Ausente dos octógonos desde junho de 2019, a invicta lutadora americana fazia parte do top 3 da divisão há algum tempo.

Com a saída de Suarez da lista, Cláudia Gadelha entrou no top 5; Marina Rodriguez, Mackenzie Dern e Virna Jandiroba ganharam uma posição; e Amanda Ribas subiu dois degraus, ocupando agora a 10ª colocação no ranking até 52 kg do UFC. Também ausente dos octógonos desde junho do ano passado, Nina Ansaroff – que recentemente deu à luz sua primeira filha, fruto do relacionamento com Amanda Nunes – segue presente na classificação, mas perdeu o posto entre as cinco melhores da categoria para Gadelha.

Próxima atleta a tentar destronar a campeã Valentina Shevchenko, em duelo marcado para o dia 21 de novembro, no UFC 255, Jennifer Maia ultrapassou Cynthia Calvillo e agora ocupa a segunda posição no ranking peso-mosca (57 kg). Na mesma categoria, mas no masculino, o mexicano Brandon Moreno é o novo número um da divisão, superando o ex-desafiante Joseph Benavidez.

Curiosamente, Moreno não foi a primeira e tampouco a segunda opção do UFC ao escalar o adversário de Deiveson Figueiredo em sua primeira defesa de cinturão. O brasileiro enfrentaria originalmente Cody Garbrandt, mas, devido a lesão do americano, Alex Perez – quarto colocado entre os moscas – foi o escolhido para duelar com o ‘Deus da Guerra’.

Matérias Recentes

Cravejado de diamantes! Zuffa Boxing divulga imagem do seu primeiro cinturão; veja

Criada através da parceria entre Dana White - presidente do UFC - e o governo…

19/02/2026

Rumo aos pesados? Poatan aquece bastidores ao aparecer com 110 kg em vídeo; veja

O campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate Fighting Championship, Alex Pereira, voltou a movimentar as…

19/02/2026

Polêmica! Sean Strickland debocha de Ronda Rousey vs Gina Carano e ataca MMA feminino

Ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate, Sean Strickland construiu uma reputação de nunca se esquivar…

19/02/2026

Cris Cyborg provoca Ronda Rousey após anúncio de superluta contra Gina Carano

A confirmação da superluta entre Ronda Rousey e Gina Carano, marcada para 16 de maio…

19/02/2026

Eduarda Ronda abre o jogo sobre saúde mental: “Diagnóstico de transtorno bipolar”

Logo após ser derrotada por Wang Cong no UFC Vegas 113, no último dia 7…

19/02/2026

Jean Silva detalha chaves do sucesso de Alex Poatan no UFC; assista

Jean Silva chamou atenção ao publicar um vídeo em seu perfil oficial no 'Instagram' nesta…

19/02/2026