Ranking

Mackenzie Dern é ultrapassada por algoz e deixa o top 5 do ranking peso-palha do UFC

Os últimos dias não foram bons para Mackenzie Dern. Após ser derrotada por Yan Xiaonan na luta principal do UFC Vegas 61, no sábado (1), a faixa-preta de jiu-jitsu também acabou sendo ultrapassada pela chinesa no ranking peso-palha (52 kg) da organização e, com isso, perdeu sua vaga no top 5 da lista.

Especialista na luta de solo, Dern até conseguiu levar o combate para sua área de preferência em alguns momentos da disputa, mas não foi capaz de finalizar a striker chinesa, que levou clara vantagem na trocação. Ao final dos cinco rounds, a brasileira não confirmou o favoritismo atribuído a ela pelas casas de apostas e acabou superada por Xiaonan na decisão majoritária dos juízes.

Na mais recente atualização de ranking do UFC, divulgada na segunda-feira (3), Mackenzie aparece na sexta posição entre as pesos-palhas. Enquanto isso, a lutadora asiática, que interrompeu uma sequência negativa de duas derrotas, retorna ao top 5 da categoria, ocupando agora o quinto lugar na classificação.

Se por um lado, a nova atualização dos rankings não foi boa para Mackenzie Dern, por outro, alguns representantes do ‘esquadrão brasileiro’ no UFC se beneficiaram e subiram algumas posições em suas respectivas categorias, mesmo sem lutar no evento do último final de semana. Este foi o caso, por exemplo, das atletas Mayra ‘Sheetara’ e Josiane Nunes, que ganharam uma vaga no top 15 do peso-galo (61 kg) feminino após as saídas de Aspen Ladd e Sara McMann da organização.

A retirada das duas lutadoras americanas do ranking dos galos também abriu espaço para a subida das brasileiras Karol Rosa e Norma Dumont na lista da categoria. As lutadoras tupiniquins já faziam parte do top 15 da divisão e ganharam duas posições cada uma.

Outro brasileiro que também ascendeu no ranking de sua categoria mesmo sem competir no UFC Vegas 61 foi Vicente Luque. O meio-médio (77 kg), que vem de duas derrotas consecutivas no octógono mais famoso do mundo, se beneficiou com a queda de Jorge Masvidal na classificação e, com isso, voltou ao top 10 do ranking de sua categoria.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025