Ranking

José Aldo se aproxima do topo do peso-galo após derrota de Garbrandt no UFC

Realizado no último sábado (22), o UFC Vegas 27 mexeu com certas categorias e José Aldo, que não atuou no evento, acabou beneficiado por um dos resultados. Nesta terça-feira (25), a companhia atualizou sua tabela de classificação e o brasileiro subiu no ranking do peso-galo (61 kg) após a derrota de Cody Garbrandt para Rob Font, na luta principal do show que aconteceu em Las Vegas (EUA).

A trajetória de Aldo no peso-galo é inusitada. Em sua estreia, o ex-campeão do peso-pena (66 kg) levou a pior diante de Marlon Moraes, em 2019. Mesmo assim, o manauara disputou o título vago da divisão, em 2020, e, na ocasião, foi nocauteado por Petr Yan. A única vitória do veterano na categoria foi diante de Marlon Vera, em dezembro. O triunfo alçou Aldo ao quinto lugar no ranking, mas, agora, ele passou a ocupar a quarta posição depois que Font dominou Garbrandt.

Como Aldo subiu uma posição no ranking do peso-galo, alguém desceu e esse lutador foi Garbrandt. Após nocautear Raphael Assunção, em 2020, e encerrar a sequência de três derrotas, o ex-campeão da categoria alcançou o quarto lugar na tabela de classificação. Contudo, ‘No Love’ caiu para a quinta colocação por conta do revés sofrido diante de Font.

A imponente atuação de Carla Esparza no show repercutiu. A ex-campeã do peso-palha (52 kg) venceu sua quinta luta seguida ao nocautear Yan Xiaonan, subiu uma posição e se tornou a terceira colocada no ranking da categoria. A chinesa perdeu um posto e passou a ser a número quatro. Já Marina Rodriguez e Mackenzie Dern trocaram de lugar. Agora, a gaúcha se encontra em quinto na tabela de classificação, enquanto a especialista em jiu-jitsu é a sexta.

O ranking peso-por-peso feminino também apresentou severas alterações. Esparza subiu quatro degraus e se tornou a nona colocada. Derrotada no evento, Xiaonan desceu dois lugares e passou a ocupar a 13ª posição. Por sua vez, Aspen Ladd e Claudia Gadelha caíram. A americana é a 11ª na tabela de classificação, enquanto a brasileira é a 15ª.

Após Paul Felder anunciar sua aposentadoria, o top-10 do peso-leve (70 kg) apresentou mudanças. O veterano abriu espaço para a ascensão dos demais atletas, mas, curiosamente, permaneceu em 11º. Agora, Islam Makhachev e Gregor Gillespie ganharam uma posição no ranking da categoria e se encontram em nono e décimo lugar, respectivamente.

Jack Hermansson foi outro atleta que subiu no ranking. Na atração, o sueco voltou ao caminho das vitórias ao virar a luta contra Edmen Shahbazyan. Sendo assim, ‘The Joker’ trocou de posição com Darren Till, ou seja, deixou o sétimo lugar na tabela de classificação do peso-médio (84 kg) e se tornou o sexto colocado.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026