Ranking

José Aldo deixa top-10 dos galos após derrota polêmica no UFC 307

José Aldo assumiu um risco ao lutar no UFC 307 e pagou o preço. No evento realizado no último sábado (5), em Utah (EUA), o brasileiro perdeu para o pouco conhecido Mario Bautista por decisão dividida, resultado que gerou discussão na comunidade do MMA. Como não bastasse a dura derrota, o integrante do Hall da Fama da companhia e ex-campeão do peso-pena (66 kg) também viu sua permanência no top-10 do peso-galo (61 kg) chegar ao fim, na atualização semanal do ranking divulgada pela própria liga nesta terça-feira (8).

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play.

O ‘Rei do Rio’, que estava no décimo lugar da categoria antes de competir no evento, caiu um degrau na tabela de classificação. Sendo assim, Aldo, de 38 anos, se tornou o número 11 no peso-galo do UFC, se afastando de vez da corrida para disputar o título novamente. Por outro lado, o americano, que mais travou o combate do que propriamente causou dano no veterano, conquistou a maior vitória de sua carreira, mesmo que de forma polêmica. Ao emplacar o sétimo triunfo seguido, Bautista subiu dois degraus no ranking da divisão, alcançando o nono posto.

Promessa brasileira vira realidade

Iasmin Lucindo aproveitou o UFC 307 para mudar de patamar na carreira. A brasileira deixou o status de promessa do MMA para trás e se transformou em realidade ao superar a compatriota Marina Rodriguez por decisão dividida. Ao vencer a quarta luta seguida, a atleta, de 22 anos, subiu o elevador no peso-palha (52 kg), ganhando seis posições no ranking. Agora, a lutadora é a número oito da categoria.

Já Marina vive momento delicado na carreira. A brasileira perdeu pela segunda vez seguida e só venceu uma luta das últimas cinco que disputou. Dessa forma, a veterana, de 37 anos, caiu três degraus no ranking da divisão, parando no nono lugar.

Nova ordem nos peso-galo feminino

No co-main event do show, Julianna Peña venceu Raquel Pennington por decisão dividida e se tornou campeã do peso-galo pela segunda vez. Além disso, a atleta virou a quarta colocada no ranking peso-por-peso da empresa.

Por sua vez, Kayla Harrison confirmou o favoritismo e passou por Ketlen Vieira por decisão unânime, ganhando uma posição no ranking da categoria. Agora, a americana é a número dois na tabela de classificação da divisão e a nona na listagem peso-por-peso. Com o revés, a brasileira caiu do segundo para o terceiro lugar nos galos.

Outras mudanças

Joaquin Buckley deu continuidade ao seu bom momento no MMA. O promissor americano, invicto nos meio-médios (77 kg) do UFC em cinco lutas, conquistou a maior vitória de sua carreira ao nocautear o compatriota Stephen Thompson. Sendo assim, ‘New Mansa’ saiu da 11ª posição no ranking da categoria e se firmou no nono lugar. Por outro lado, ‘Wonderboy’, de 41 anos, fez o caminho inverso. Derrotado pela quarta vez nos últimos cinco combates realizados, Thompson caiu do nono posto para o 11º na tabela de classificação do peso.

No peso-médio (84 kg), Roman Dolidze se recuperou ao vencer Kevin Holland por nocaute técnico. Agora, o georgiano, de 36 anos, subiu um degrau no ranking da categoria, alcançando o nono lugar e deixando Paulo ‘Borrachinha’ para trás, como número dez.

Matérias Recentes

Veterano do MMA, Mondragon desaparece após mergulhar em rio no Amazonas

Figura emblemática do MMA nacional, Gerônimo dos Santos está desaparecido desde a manhã do último…

14/12/2025

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025

Campeã! Cris Cyborg finaliza rival australiana e mantém cinturão da PFL

O Ultimate não foi a única organização de MMA a promover seu último evento do…

14/12/2025

Confiante no grappling, Gaethje projeta duelo imprevisível contra Pimblett

Justin Gaethje garantiu que estará preparado caso o duelo contra Paddy Pimblett, marcado para o…

14/12/2025

Confiante! Alexander Volkanovski mira vitória mais fácil sobre Diego Lopes

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, afirmou que pretende vencer Diego Lopes…

14/12/2025