Ranking

Jon Jones perde a liderança no ranking peso-por-peso do UFC para Kamaru Usman

A mais nova atualização semanal dos rankings do UFC trouxe algumas importantes mudanças. Entre elas, a queda do ex-campeão meio-pesado (93 kg) Jon Jones do topo da lista peso-por-peso, que agora passa a ser liderada pelo nigeriano Kamaru Usman, soberano dos meio-médios (77 kg).

Sem lutar desde fevereiro do ano passado, quando defendeu o cinturão meio-pesado pela última vez, antes de iniciar o processo de transição física para subir para os pesos-pesados, ‘Bones’ segue sem previsão de estreia na nova categoria e tem sido notícia muito mais por suas polêmicas fora do octógono, como a recente prisão em Las Vegas (EUA), acusado de violência doméstica contra sua noiva, do que por suas façanhas esportivas. Com isso, Jones agora passa a ocupar a quarta colocação na lista, perdendo posições também para Alexander Volkanovski e Israel Adesanya, números dois e três na classificação atualizada.

Em compensação, Kamaru Usman – novo número um no ranking peso-por-peso do UFC – neste mesmo período de tempo defendeu o título dos meio-médios de foram bem-sucedida em três ocasiões, duas delas diante de Jorge Masvidal e uma contra o brasileiro Gilbert ‘Durinho’, se consolidando como um dos principais nomes do MMA na atualidade e começando a ter seu nome incluído nas discussões sobre melhor lutador da categoria até 77 kg de todos os tempos, ao lado do canadense Georges St-Pierre.

Outra destacada movimentação na mais recente atualização semanal dos rankings do UFC ocorreu na divisão dos pesos-médios (84 kg). Derrotado por Marvin Vettori na luta principal da edição ‘Vegas 41’ no último sábado (23), Paulo ‘Borrachinha’ trocou de posição com o italiano e agora ocupa o quinto posto na classificação da divisão, enquanto o atleta da ‘Kings MMA’ sobe três degraus e chega à segunda colocação no top 15 da divisão, atrás somente do número um Robert Whittaker e do campeão Israel Adesanya.

Vale lembrar, entretanto, que o brasileiro ainda pode ser forçado a subir de categoria pela organização, como confirmou Dana White na coletiva de imprensa pós-UFC Vegas 41. Após ‘Borrachinha’ chegar aos Estados Unidos muito acima do peso para bater o limite da divisão dos médios e, praticamente, obrigar seu adversário a lutar como meio-pesado no evento do último sábado, o cartola afirmou que o futuro do mineiro está na categoria até 93 kg a partir de agora.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024