Ranking

‘Do Bronx’ alcança o top-5 peso-por-peso do UFC e Amanda perde a liderança entre as mulheres

Último card numerado do Ultimate no ano, o UFC 269 cumpriu com a expectativa de grandes disputas e foi diretamente responsável por várias mudanças na mais recente atualização dos rankings da liga. As alterações mais significativas, talvez, aconteceram nas classificações peso-por-peso – tanto no masculino, quanto no feminino – e envolveram estrelas brasileiras, que participaram das duas atrações principais do evento realizado no último sábado (11), em Las Vegas (EUA).

Protagonista do combate principal da edição, Charles ‘Do Bronx’ fez sua primeira defesa de título bem-sucedida ao finalizar Dustin Poirier e, de quebra, conquistou uma vaga no top-5 do ranking peso-por-peso masculino, trocando de posição justamente com o americano e ultrapassando Jon Jones. Agora, o campeão do peso-leve (70 kg) ocupa a quinta colocação na lista e vê à sua frente apenas Kamaru Usman, Alexander Volkanovski, Israel Adesanya e Francis Ngannou.

Já a baiana Amanda Nunes, que foi superada por Julianna Peña no co-main event do UFC 269, em uma das maiores ‘zebras’ da história do MMA, perdeu – além do cinturão peso-galo (61 kg) – a liderança do ranking peso-por-peso feminino do Ultimate. A lista agora apresenta a quirguistanesa Valentina Shevchenko no lugar mais alto, seguida pela americana Rose Namajunas e com a ‘Leoa’, que ainda é detentora do título dos peso-pena (66 kg), fechando o top-3.

Por sua vez, Julianna, algoz da brasileira no último sábado, subiu sete degraus e agora ocupa a quarta colocação na classificação que inclui todo o plantel feminino do Ultimate, independentemente da categoria de peso. Outro ranking que passou por significativas mudanças foi o da divisão dos galos masculino.

O ex-campeão da categoria Dominick Cruz, vencedor do duelo contra Pedro Munhoz no evento de sábado, ganhou duas posições e chegou ao sétimo lugar. Outro beneficiado pela sua atuação no UFC 269 foi Sean O’Malley, que atropelou o brasileiro Raulian Paiva e voltou a ocupar um lugar no top-15 da divisão até 61 kg do Ultimate. Agora, ‘Sugar’ passou a ser dono da 13ª colocação.

Assim como O’Malley, André Muniz, o ‘Sergipano’, também voltou ao top-15 de sua categoria. O peso-médio (84 kg) brasileiro, que finalizou Eryk Anders e segue invicto no octógono mais famoso do mundo, alcançou a 13ª posição na lista da divisão capitaneada por Israel Adesanya, deixando para trás, por exemplo, o ex-campeão Chris Weidman.

Matérias Recentes

Tsarukyan detona Paddy Pimblett após derrota para Justin Gaethje: “Pior lutador do UFC”

Para muitos ignorado da disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg), Arman Tsarukyan nunca…

01/02/2026

Pressão? Khamzat Chimaev provoca Alex Poatan nas redes sociais

Khamzat Chimaev voltou a usar as redes sociais para provocar Alex Pereira e reforçar o…

01/02/2026

Maurício Ruffy embolsa R$ 525 mil por bônus de ‘Performance da Noite’ no UFC 325

A participação de Maurício Ruffy no UFC 325 terminou da melhor maneira possível. Além de…

01/02/2026

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão e iguala recorde de José Aldo

Em seu segundo reinado no peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski mostrou, neste sábado…

01/02/2026

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026