Ranking

‘Do Bronx’ alcança o top-5 peso-por-peso do UFC e Amanda perde a liderança entre as mulheres

Último card numerado do Ultimate no ano, o UFC 269 cumpriu com a expectativa de grandes disputas e foi diretamente responsável por várias mudanças na mais recente atualização dos rankings da liga. As alterações mais significativas, talvez, aconteceram nas classificações peso-por-peso – tanto no masculino, quanto no feminino – e envolveram estrelas brasileiras, que participaram das duas atrações principais do evento realizado no último sábado (11), em Las Vegas (EUA).

Protagonista do combate principal da edição, Charles ‘Do Bronx’ fez sua primeira defesa de título bem-sucedida ao finalizar Dustin Poirier e, de quebra, conquistou uma vaga no top-5 do ranking peso-por-peso masculino, trocando de posição justamente com o americano e ultrapassando Jon Jones. Agora, o campeão do peso-leve (70 kg) ocupa a quinta colocação na lista e vê à sua frente apenas Kamaru Usman, Alexander Volkanovski, Israel Adesanya e Francis Ngannou.

Já a baiana Amanda Nunes, que foi superada por Julianna Peña no co-main event do UFC 269, em uma das maiores ‘zebras’ da história do MMA, perdeu – além do cinturão peso-galo (61 kg) – a liderança do ranking peso-por-peso feminino do Ultimate. A lista agora apresenta a quirguistanesa Valentina Shevchenko no lugar mais alto, seguida pela americana Rose Namajunas e com a ‘Leoa’, que ainda é detentora do título dos peso-pena (66 kg), fechando o top-3.

Por sua vez, Julianna, algoz da brasileira no último sábado, subiu sete degraus e agora ocupa a quarta colocação na classificação que inclui todo o plantel feminino do Ultimate, independentemente da categoria de peso. Outro ranking que passou por significativas mudanças foi o da divisão dos galos masculino.

O ex-campeão da categoria Dominick Cruz, vencedor do duelo contra Pedro Munhoz no evento de sábado, ganhou duas posições e chegou ao sétimo lugar. Outro beneficiado pela sua atuação no UFC 269 foi Sean O’Malley, que atropelou o brasileiro Raulian Paiva e voltou a ocupar um lugar no top-15 da divisão até 61 kg do Ultimate. Agora, ‘Sugar’ passou a ser dono da 13ª colocação.

Assim como O’Malley, André Muniz, o ‘Sergipano’, também voltou ao top-15 de sua categoria. O peso-médio (84 kg) brasileiro, que finalizou Eryk Anders e segue invicto no octógono mais famoso do mundo, alcançou a 13ª posição na lista da divisão capitaneada por Israel Adesanya, deixando para trás, por exemplo, o ex-campeão Chris Weidman.

Matérias Recentes

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024

Valorizada! Gabriella Fernandes comemora renovação de contrato antes do UFC China

Os contratos oferecidos para os recém-chegados do Ultimate costumam ser fixos, com quatro lutas previstas.…

21/11/2024

Ex-campeão provoca Deiveson Figueiredo e esquenta clima para a luta principal do UFC China

Ex-campeão do peso-galo (61 kg), Petr Yan tratou de aumentar o hype para a luta…

21/11/2024

Chandler relembra derrota para Charles Do Bronx no UFC 309: “Maior dor que senti na vida”

No último sábado (16), em Nova York (EUA), Michael Chandler não foi nada feliz em…

21/11/2024

Tabatha Ricci revela conversas avançadas por disputa de título em caso de vitória no UFC China

Pouco menos de três meses após ter pisado no octógono do Ultimate pela última vez,…

21/11/2024