Ranking

‘Do Bronx’ alcança o top-5 peso-por-peso do UFC e Amanda perde a liderança entre as mulheres

Último card numerado do Ultimate no ano, o UFC 269 cumpriu com a expectativa de grandes disputas e foi diretamente responsável por várias mudanças na mais recente atualização dos rankings da liga. As alterações mais significativas, talvez, aconteceram nas classificações peso-por-peso – tanto no masculino, quanto no feminino – e envolveram estrelas brasileiras, que participaram das duas atrações principais do evento realizado no último sábado (11), em Las Vegas (EUA).

Protagonista do combate principal da edição, Charles ‘Do Bronx’ fez sua primeira defesa de título bem-sucedida ao finalizar Dustin Poirier e, de quebra, conquistou uma vaga no top-5 do ranking peso-por-peso masculino, trocando de posição justamente com o americano e ultrapassando Jon Jones. Agora, o campeão do peso-leve (70 kg) ocupa a quinta colocação na lista e vê à sua frente apenas Kamaru Usman, Alexander Volkanovski, Israel Adesanya e Francis Ngannou.

Já a baiana Amanda Nunes, que foi superada por Julianna Peña no co-main event do UFC 269, em uma das maiores ‘zebras’ da história do MMA, perdeu – além do cinturão peso-galo (61 kg) – a liderança do ranking peso-por-peso feminino do Ultimate. A lista agora apresenta a quirguistanesa Valentina Shevchenko no lugar mais alto, seguida pela americana Rose Namajunas e com a ‘Leoa’, que ainda é detentora do título dos peso-pena (66 kg), fechando o top-3.

Por sua vez, Julianna, algoz da brasileira no último sábado, subiu sete degraus e agora ocupa a quarta colocação na classificação que inclui todo o plantel feminino do Ultimate, independentemente da categoria de peso. Outro ranking que passou por significativas mudanças foi o da divisão dos galos masculino.

O ex-campeão da categoria Dominick Cruz, vencedor do duelo contra Pedro Munhoz no evento de sábado, ganhou duas posições e chegou ao sétimo lugar. Outro beneficiado pela sua atuação no UFC 269 foi Sean O’Malley, que atropelou o brasileiro Raulian Paiva e voltou a ocupar um lugar no top-15 da divisão até 61 kg do Ultimate. Agora, ‘Sugar’ passou a ser dono da 13ª colocação.

Assim como O’Malley, André Muniz, o ‘Sergipano’, também voltou ao top-15 de sua categoria. O peso-médio (84 kg) brasileiro, que finalizou Eryk Anders e segue invicto no octógono mais famoso do mundo, alcançou a 13ª posição na lista da divisão capitaneada por Israel Adesanya, deixando para trás, por exemplo, o ex-campeão Chris Weidman.

Matérias Recentes

Israel Adesanya defende Alex Poatan de provocação de fã

Pelo visto, o clima hostil envolvendo Alex Pereira e Israel Adesanya ficou no passado. A…

04/11/2024

Ex-campeão do UFC projeta luta de boxe “muito equilibrada” entre Mike Tyson e Jake Paul

Daqui a pouco mais de uma semana, Mike Tyson e Jake Paul medirão forças no…

04/11/2024

Emocionado, Brendson Ribeiro comemora primeira vitória no UFC: “Realizei meu sonho”

Brendson Ribeiro encerrou a má fase na carreira. No UFC Canadá, evento realizado no último…

04/11/2024

Mike Tyson admite que confundiu Hasbulla com um bebê; entenda

Uma das cenas mais inusitadas do mundo das lutas finalmente foi explicada. No ano passado,…

04/11/2024

Oficial! Max Holloway anuncia subida permanente aos pesos-leves do UFC

No fim de outubro, na luta principal do UFC 308, Max Holloway viveu uma experiência…

04/11/2024

UFC oficializa Ian Machado Garry vs Joaquin Buckley como luta principal do último evento de 2024

Com a lesão de Belal Muhammad, campeão dos meio-médios (77 kg), o UFC começou a…

04/11/2024