Após uma passagem de relativo sucesso nos meio-médios (77 kg) do UFC, Khamzat Chimaev agora integra a elite do peso-médio (84 kg) da companhia. No último sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), o russo superou Kamaru Usman por decisão majoritária e, como conquistou a maior vitória de sua carreira, acabou sendo premiado com a entrada no top-10 da categoria na atualização semanal do ranking divulgada pela própria empresa nesta terça-feira (24).
Por ter emplacado a sétima vitória seguida no UFC e defendido sua invencibilidade no MMA no show de número 294 da organização, Chimaev estreou no ranking do peso-médio na nona posição. Agora, o russo aguarda a chance de disputar o título da divisão na sequência dos eventos. Com a ascensão de ‘Borz’ na tabela de classificação da categoria, Brendan Allen, Kelvin Gastelum, Nassourdine Imavov, Paul Craig e Chris Curtis caíram um posto nela.
Makhachev nas alturas
Campeão do peso-leve (70 kg) do UFC, Islam Makhachev defendeu o cinturão pela segunda vez ao vencer Alexander Volkanovski novamente na revanche, agora por nocaute no primeiro round, e provou ser um dos melhores lutadores de MMA da atualidade. Tanto que, o russo, além de liderar a categoria, subiu um degrau no ranking peso-por-peso da organização, alcançando o segundo lugar. O atleta deixou para trás justamente o australiano, ficando abaixo apenas de Jon Jones.
Queda de Usman
Já Kamaru Usman, ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, sofreu uma tremenda queda no ranking peso-por-peso do UFC. Em má fase na carreira, com três derrotas seguidas, o nigeriano perdeu seis posições na tabela de classificação, caindo para o 13º lugar. Dessa forma, Sean Strickland, Israel Adesanya, Alexandre Pantoja, Alex ‘Poatan’ e Aljamain Sterling ganharam mais espaço na seleta lista.
Meio-médios pegando fogo
Com a saída de Khamzat Chimaev do ranking dos meio-médios, a tabela de classificação da categoria foi alterada por completo. Agora, Gilbert ‘Durinho’ subiu um degrau na listagem, assumindo o quarto lugar do russo, assim como Shavkat Rakhmonov, Stephen Thompson, Geoff Neal, Sean Brady, Vicente Luque, Ian Machado Garry, Jack Della Maddalena, Kevin Holland, Neil Magny e Michael Chiesa.
Escalado pelo UFC para disputar o título dos meio-médios contra o campeão Leon Edwards, em dezembro, Colby Covington caiu para o terceiro lugar no ranking da categoria e viu Belal Muhammad subir para a segunda posição. Já Rinat Fakhretdinov, invicto na companhia e embalado por três vitórias seguidas, marcou presença na elite da divisão pela primeira vez, no 15º posto.
Outras mudanças
Com Jennifer Maia fora do UFC, Tracy Cortez passou a ser a 11ª colocada no ranking do peso-mosca (57 kg). A atleta é seguida de perto por Natália Silva, Casey O’Neill, Karine Silva e Andrea Lee, que também sobem uma posição no ranking da categoria.
Pela mesma divisão, entre os homens, o prodígio Muhammad Mokaev segue escalando o ranking. Ao passar por Tim Elliott, o britânico, de 23 anos e invicto no MMA, venceu a quinta luta no UFC, ocupando a décima posição no ranking da categoria. Derrotado no evento, o veterano perdeu seu lugar no peso justamente para o algoz, virando o número 11º dele.
Por último, mas não menos importante, vem Said Nurmagomedov. No UFC 294, o russo precisou de pouco mais de um minuto de luta para finalizar Muin Gafurov, conquistou um dos bônus de ‘Performance da Noite’ e, assim, voltou ao ranking do peso-galo (61 kg). Agora, o atleta é o número 15 na tabela de classificação da categoria.