Ranking

Chimaev estreia no ranking dos médios após vencer Kamaru Usman no UFC 294

Após uma passagem de relativo sucesso nos meio-médios (77 kg) do UFC, Khamzat Chimaev agora integra a elite do peso-médio (84 kg) da companhia. No último sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), o russo superou Kamaru Usman por decisão majoritária e, como conquistou a maior vitória de sua carreira, acabou sendo premiado com a entrada no top-10 da categoria na atualização semanal do ranking divulgada pela própria empresa nesta terça-feira (24).

Por ter emplacado a sétima vitória seguida no UFC e defendido sua invencibilidade no MMA no show de número 294 da organização, Chimaev estreou no ranking do peso-médio na nona posição. Agora, o russo aguarda a chance de disputar o título da divisão na sequência dos eventos. Com a ascensão de ‘Borz’ na tabela de classificação da categoria, Brendan Allen, Kelvin Gastelum, Nassourdine Imavov, Paul Craig e Chris Curtis caíram um posto nela.

Makhachev nas alturas

Campeão do peso-leve (70 kg) do UFC, Islam Makhachev defendeu o cinturão pela segunda vez ao vencer Alexander Volkanovski novamente na revanche, agora por nocaute no primeiro round, e provou ser um dos melhores lutadores de MMA da atualidade. Tanto que, o russo, além de liderar a categoria, subiu um degrau no ranking peso-por-peso da organização, alcançando o segundo lugar. O atleta deixou para trás justamente o australiano, ficando abaixo apenas de Jon Jones.

Queda de Usman

Já Kamaru Usman, ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, sofreu uma tremenda queda no ranking peso-por-peso do UFC. Em má fase na carreira, com três derrotas seguidas, o nigeriano perdeu seis posições na tabela de classificação, caindo para o 13º lugar. Dessa forma, Sean Strickland, Israel Adesanya, Alexandre Pantoja, Alex ‘Poatan’ e Aljamain Sterling ganharam mais espaço na seleta lista.

Meio-médios pegando fogo

Com a saída de Khamzat Chimaev do ranking dos meio-médios, a tabela de classificação da categoria foi alterada por completo. Agora, Gilbert ‘Durinho’ subiu um degrau na listagem, assumindo o quarto lugar do russo, assim como Shavkat Rakhmonov, Stephen Thompson, Geoff Neal, Sean Brady, Vicente Luque, Ian Machado Garry, Jack Della Maddalena, Kevin Holland, Neil Magny e Michael Chiesa.

Escalado pelo UFC para disputar o título dos meio-médios contra o campeão Leon Edwards, em dezembro, Colby Covington caiu para o terceiro lugar no ranking da categoria e viu Belal Muhammad subir para a segunda posição. Já Rinat Fakhretdinov, invicto na companhia e embalado por três vitórias seguidas, marcou presença na elite da divisão pela primeira vez, no 15º posto.

Outras mudanças

Com Jennifer Maia fora do UFC, Tracy Cortez passou a ser a 11ª colocada no ranking do peso-mosca (57 kg). A atleta é seguida de perto por Natália Silva, Casey O’Neill, Karine Silva e Andrea Lee, que também sobem uma posição no ranking da categoria.

Pela mesma divisão, entre os homens, o prodígio Muhammad Mokaev segue escalando o ranking. Ao passar por Tim Elliott, o britânico, de 23 anos e invicto no MMA, venceu a quinta luta no UFC, ocupando a décima posição no ranking da categoria. Derrotado no evento, o veterano perdeu seu lugar no peso justamente para o algoz, virando o número 11º dele.

Por último, mas não menos importante, vem Said Nurmagomedov. No UFC 294, o russo precisou de pouco mais de um minuto de luta para finalizar Muin Gafurov, conquistou um dos bônus de ‘Performance da Noite’ e, assim, voltou ao ranking do peso-galo (61 kg). Agora, o atleta é o número 15 na tabela de classificação da categoria.

Matérias Recentes

Dana White critica O’Malley por performance sem brilho contra Merab no UFC 306

Primeiro evento esportivo a ser realizado na Esfera, em Las Vegas (EUA), o UFC 306…

16/09/2024

Torcedores lotam as ruas da Geórgia para assistir luta de Merab Dvalishvili no Noche UFC; veja

No último sábado (14), no Noche UFC, Merab Dvalishvili disputou a luta mais importante de…

16/09/2024

Dana White abre as portas para Diego Lopes servir de reserva em disputa de título no UFC 308

Depois de superar Brian Ortega no card principal do 'Noche UFC', no último sábado (14),…

16/09/2024

Insatisfeito, McGregor ‘aprova’ luta contra Chandler após rival enfrentar Do Bronx

Na última sexta-feira (13), Conor McGregor, assim como a comunidade do MMA, foi surpreendido com…

16/09/2024

Com previsão certeira, Ketlen Esquentadinha relembra brecha da rival: “Tinha o queixo fraco”

Ketlen Souza despontava como uma das maiores zebras do Noche UFC nas casas de apostas.…

16/09/2024

Alex Poatan provoca Dricus du Plessis e intensifica rivalidade no UFC: “C*** de cachorro”

Em outubro, em Utah (EUA), Alex Pereira vai colocar o cinturão dos meio-pesados (93 kg)…

16/09/2024